19/12/2022 12:24 | Serviços

Com foco no pedestre, Detran lança campanha de verão 2022

Ações devem acontecer em Maceió, Arapiraca e em algumas cidades do Litoral


Campanha visa conscientizar a população e diminuir o número de acidentes no trânsito durante a estação

Leandro Santos / Ascom Detran


Ascom Detran

Para conscientizar a população e diminuir o número de acidentes no trânsito durante a estação mais quente do ano, o Detran Alagoas lançou a campanha Verão 2022, que tem como tema "Vida: Nosso Amor de Todo Verão". O evento, realizado na última quinta-feira (15), contou com a presença de instituições que integram o Sistema Nacional de Trânsito em Alagoas e organizações parceiras e também celebrou a conquista do órgão em primeiro lugar no Prêmio Senatran, na categoria “Educação”.

 

Este ano, a campanha foi desenvolvida com foco na proteção do pedestre, uma vez que todos os atores do trânsito se tornam pedestres em algum momento e, portanto, ficam mais vulneráveis. Também serão trabalhados os fatores de risco para acidentes, como álcool, velocidade e ultrapassagem em locais proibidos. Estão programadas diversas ações em faixas de pedestre com grande circulação de pessoas na capital e em algumas cidades do interior, como Arapiraca, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Maragogi e Japaratinga. Os educadores vão contar com o apoio dos agentes da Operação Lei Seca nas abordagens nas vias e nas atividades de conscientização em bares, restaurantes e hotéis.

 

O diretor-presidente Adrualdo Catão enfatizou a importância dessas ações para a redução do número de acidentes. “O trânsito é, por si só, um ambiente de risco. Então é fundamental difundir as orientações que podem garantir a preservação das vidas de condutores, pedestres, ciclistas. Mais uma vez vamos intensificar nosso trabalho educativo e de fiscalização durante o verão, contando sempre com o apoio dos demais órgãos de trânsito de Alagoas, que têm sido nossos parceiros nessa missão de incentivar uma conduta responsável na nossa população”.

 

Segundo a Chefia de Educação para o Trânsito (Edutran), os resultados das campanhas educativas são muito positivos. Após as ações do Maio Amarelo deste ano, o Detran contabilizou, a partir dos dados disponibilizados pela Perícia Oficial do Estado, uma redução de 15,68% no número de mortes em acidentes. Em setembro, quando aconteceu a Semana Nacional de Trânsito, a Lei Seca contabilizou redução na recusa aos testes de alcoolemia, o que comprova que a conscientização tem surtido efeito.

 

“É muito gratificante saber que nosso trabalho tem contribuído para salvar vidas. Esse é o nosso objetivo e foi justamente por esse empenho da equipe que conquistamos o prêmio Senatran. Estamos muito felizes com esse reconhecimento nacional”, comemorou Edira Soares, chefe da Edutran.

 

As ações educativas referentes à campanha de verão começaram na sexta-feira (16), em Arapiraca, e também em Maceió, durante uma ação social promovida pelo Sest Senat. E vão continuar ao longo do mês em vários municípios, mas, na quarta-feira, dia 21 de dezembro, o Detran vai realizar uma grande mobilização na orla de Ponta Verde, com o intuito de impactar alagoanos e turistas. Serão realizados jogos educativos em bares e restaurantes, panfletagem na faixa de pedestre e distribuição de brindes para os participantes das atividades.

 

Prêmio Senatran 2022

 

O trabalho educativo do Detran Alagoas conquistou reconhecimento nacional na edição 2022 do Prêmio Senatran, realizada em Brasília, no dia 8 de dezembro. O projeto Juntos Salvamos Vidas, desenvolvido durante o Maio Amarelo, foi o grande vencedor da categoria ‘Educação’ realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

 

A campanha do Detran buscou sensibilizar a sociedade para a adoção de comportamentos seguros e empáticos, e mostrou que, no trânsito, cada um é responsável pela vida do outro, entendendo que o veículo maior pode matar quem está no veículo menor.

 

Foram realizadas 21 ações educativas presenciais e digitais, que alcançaram um público de mais de 20 mil pessoas. Com a distribuição de jogos educativos em 30 escolas de ensino fundamental, aproximadamente 15 mil estudantes foram alcançados. Também foram lançados três filmes chamando a atenção para a responsabilidade com os mais vulneráveis no trânsito.