14/03/2023 15:54 | Infraestrutura

Casal instala inversores de frequência para melhorar abastecimento de Igreja Nova

Equipamentos foram colocados em operação na EEAT do município


Evilásio Almeida / Ascom Casal

Igreja Nova ganhou melhorias na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), que abastece o município, localizada no povoado Ipiranga. É que, no último dia 8, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) implantou dois inversores de frequência na referida estrutura hídrica. A inciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa.

 

Além disso, a Companhia também instalou chaves de partida (soft starter) na bateria de seis poços que produzem água para as zonas urbana e rural. Com isso é possível controlar a potência de cada motobomba das unidades produtoras de água no instante da partida, bem como na frenagem.

 

Nos últimos meses, a EEAT vinha sofrendo inúmeras interrupções no bombeamento para completar o nível do reservatório de sucção. Com a modulação dos inversores, foi possível extinguir as paradas e, consequentemente, garantir a continuidade no fornecimento de água.

 

Outro bom resultado desse serviço é a economia de energia. Quando um motor é acionado por um inversor de frequência a uma velocidade média, a tensão é reduzida em proporção à velocidade, independentemente do fluxo da corrente, reduz o consumo de energia desse equipamento.