12/12/2022 10:17 | Infraestrutura

Casal chega aos 60 anos com história marcada por grandes investimentos em expansão

Companhia é responsável por levar abastecimento de água e esgotamento sanitário ao maior número de consumidores em todo o Estado


Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira (ETA Pratagy, em Maceió)

Ascom Casal


Diego Barros / Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) completa 60 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro. Criada em 1962, ela se tornou a maior empresa pública do Estado e é responsável, em seis décadas de existência, pelos principais investimentos para expandir a rede de abastecimento de água e os sistemas de coleta e tratamento de esgoto no Estado.

 

“São seis décadas dedicados à melhoria dos serviços prestados. O principal papel da Casal sempre foi e continua sendo o de garantir melhores condições de vida, mais conforto e mais saúde à população, além de um meio ambiente mais protegido”, pontuou o presidente da empresa, Luiz Neto.

 


A água potável, ao lado da vacinação em massa, garantiu o controle de doenças infectocontagiosas, tendo em vista que a água é fundamental para a higiene. O acesso à água tratada, além disso, contribui para a redução da mortalidade infantil, uma vez que afasta o risco de doenças de veiculação hídrica. Coletar e tratar esgoto, por sua vez, também contribui para reduzir o risco de doenças e, ao mesmo tempo, ajuda a conservar o meio ambiente.

 

Em Maceió, por exemplo, a Casal está em fase final de empreendimentos que garantem a 70% da população o acesso à rede coletora e tratamento de esgoto. Esse percentual é o dobro do que havia há cerca de sete anos. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e de um Contrato de Locação de Ativos com essa finalidade, a Companhia está investindo quase R$ 500 milhões em Maceió.

 

No interior do Estado, a Casal, com apoio do Governo do Estado, expandiu as redes de abastecimento para atender a centenas de comunidades rurais com água tratada e de qualidade. Dentre elas, 29 são comunidades quilombolas.

 

“A Companhia faz 60 anos olhando para o futuro. Ela continua produzindo e tratando água para 77 cidades, vem ampliando as parcerias com a iniciativa privada com objetivo de garantir mais recursos para investimentos, aderiu à produção própria e ao consumo de energia fotovoltaica e está cada vez mais moderna, alinhada com a legislação do setor e com as necessidades da população. A Casal segue firme, se especializando em captação e tratamento de água e sempre focada no bem-estar da sociedade”, acrescentou o presidente da empresa, Luiz Neto.

 

Em 2021 e 2022, com a entrada em operação de três concessionárias vencedoras dos leilões dos blocos A, B e C, a Casal ficou responsável pela captação e tratamento da água, a qual é repassada para essas concessionárias fazerem a distribuição aos consumidores, bem como pelos investimentos para ampliação do atendimento tanto de água quanto de esgoto.