04/07/2023 14:19 | Infraestrutura

Casal adquire duas novas motobombas para a Bacia Leiteira

Novos equipamentos da Sulzer irão substituir os antigos do sistema


Evilásio Almeida / Ascom Casal

A vice-presidente operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, conheceu, nessa segunda-feira (3), o parque de produção de conjuntos motobombas da Sulzer, empresa de engenharia industrial e manufatura localizada em Jundiaí, no estado de São Paulo.

 

A visita foi acompanhada pelo presidente da concessionária Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, e teve como objetivo ratificar a aquisição de duas motobombas que serão instaladas na estação de captação de água bruta situada às margens do rio São Francisco, em Pão de Açúcar, que compõe o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira.

 

A compra dos novos equipamentos é uma inciativa do Governo do Estado, por meio da Casal, em parceria com a Águas do Sertão, que farão um investimento na ordem de R$ 12 milhões.

 

Atualmente, as motobombas que funcionam na estação são muito antigas e vêm apresentando desgaste natural pelo tempo de operação, ocasionando interrupções na produção de água e afetando o abastecimento de mais de 120 mil habitantes dos 18 municípios que integram o sistema.

 

Diante disso, a Companhia já negociou com a Sulzer e efetuou a compra das novas bombas. A expectativa é de que os novos equipamentos entrem em funcionamento em aproximadamente onze meses, tempo mínimo para que a empresa possa fabricá-los.

 

O presidente da Casal, Luiz Neto, disse que a Companhia está alinhada com o pensamento do governador Paulo Dantas no sentido de levar água tratada para os alagoanos. “A Casal reafirma o seu compromisso com a população do estado. Quando investimos em saneamento estamos cuidando da saúde e qualidade de vida de cada morador. A água é essencial para vida”, destacou.

 

Laura Petri também reforçou o empenho da Casal para com a produção de água. “Tais investimentos fortalecem a capacidade de produção da Companhia, garantindo mais segurança operacional para o sistema de captação e fornecendo água de qualidade para os moradores dessas 18 cidades atendidas pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira. Então, nós agradecemos ao apoio do Governo do Estado e a parceria com a Águas do Sertão, Segov e Sefaz”, enfatizou.