13/01/2022 14:26 | Infraestrutura

Capital e interior de Alagoas receberão investimentos de R$ 10 bilhões em saneamento, o maior da história

Concessões também devem gerar cerca de 10 mil empregos diretos e impactar positivamente a economia alagoana

Em videoconferência com prefeitos nesta quinta (13), governador pediu celeridade no recolhimento da documentação para assinatura do contrato

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

Durante videoconferência, realizada na manhã desta quinta-feira (13), com os prefeitos que integram as Unidades Regionais de Saneamento dos Blocos B (Agreste e Sertão) e C (Zona da Mata e Litoral Norte), o governador Renan Filho reafirmou que Alagoas terá o maior ciclo de investimentos em saneamento básico da sua história. O chefe do Executivo estadual se referiu às concessões para prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital e no interior do estado que, somadas, chegam a R$ 10 bilhões em recursos e que vão gerar cerca de 10 mil empregos diretos, além de impactar positivamente a economia alagoana.

“Esse investimento (concessão dos Blocos B e C) será de R$ 4,5 bilhões no interior, mais R$ 2,5 bilhões na capital, que somam R$ 7 bilhões. Será o maior ciclo de investimento em saneamento básico da nossa história, o que vai impulsionar muito a geração de empregos”, apontou o governador.

“São esses R$ 7 bilhões em investimentos que, somados aos valores das outorgas, chegarão a R$ 10 bilhões. Esses recursos vão gerar entre 8 e 10 mil empregos diretos. Por isso um ciclo de investimento desses é tão virtuoso. Alagoas mudou muito, porque o Estado tem capacidade própria de investimento e, também, de captar investimentos privados, por meio de projetos inovadores como esse”, acrescentou Renan Filho.

Na ocasião, o governador solicitou presteza aos gestores, cujos municípios possuem Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para que providenciem a documentação necessária à assinatura do contrato de concessão para prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A expectativa é que as assinaturas aconteçam até o final de fevereiro.

“Pedi celeridade aos prefeitos para agilizar a documentação, já que esse é um programa amplo. Dei o prazo até a quarta-feira da semana que vem para que todos os municípios que têm SAAE possam organizar a sua documentação para que, já no próximo mês de fevereiro, a gente assine o contrato de concessão, inicie a transição e os investimentos”, informou Renan Filho.

Projeto inovador

Participaram da reunião virtual os secretários de Estado da Fazenda, George Santoro; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; da Infraestrutura, Maurício Quintella; além da secretária especial do Tesouro Estadual, Renata Santos.

George Santoro destacou o trabalho conjunto de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado para a consolidação do projeto, que chamou de “inovador”. Este conta, ainda, com a participação do setor privado, por meio de entidades representativas, a exemplo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA).

“Isso tudo, em conjunto, está dando esse resultado positivo e tão expressivo na economia de Alagoas. Os trabalhos estão bem avançados, estamos adiantando as fases. Nas licitações dos blocos B e C, conseguimos antecipar em 15 dias os prazos inicialmente previstos. Provavelmente estaremos assinando os contratos até o final do mês de fevereiro”, projetou Santoro.

A homologação da licitação da concessão da prestação regionalizada dos serviços públicos de fornecimento de água e esgotamento sanitário das Unidades Regionais de Saneamento do Bloco B (Agreste e Sertão) e Bloco C (Zona da Mata e Litoral Norte) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AL) do dia 7 de janeiro.

Universalização

Segundo o modelo estruturado pelo Governo de Alagoas, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fará a captação e o tratamento e venda de água bruta para as novas concessionárias que serão responsáveis pela distribuição de água e pelo esgotamento sanitário.

De acordo com o projeto, os 61 municípios que serão atendidos terão seu abastecimento de água universalizado em até 5 anos. No caso dos municípios da Bacia Leiteira, o prazo será de até 3 anos. Todos terão a universalização do esgotamento sanitário até 2033, prazo definido pelo novo marco do saneamento.

“Estamos bem perto de levantar o maior ciclo de investimento em infraestrutura sanitária da história de Alagoas, o que será, sem dúvidas, um grande marco civilizatório para o nosso povo”, considerou Renan Filho.