31/08/2021 16:48 | SegurançaInfraestrutura

Ao autorizar obras de infraestrutura em Feira Grande, governador anuncia construção de CISP na cidade

Thiago Sampaio

Severino Carvalho

O governador Renan Filho garantiu, nesta terça-feira (31), uma série de investimentos para Feira Grande nas áreas da saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Durante autorização do início das obras do programa Minha Cidade Linda, o governador também assinou a ordem de serviço para a recuperação da ponte do povoado Massapê e anunciou a construção de uma creche e de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) no município, para reforçar a segurança no Agreste.

O chefe do Executivo fez, ainda, o lançamento oficial do Programa Mais Água Alagoas e firmou convênio que destinou R$ 1 milhão ao custeio do Centro de Saúde e Pronto Atendimento 24 Horas Eulina Lira Silva, além do repasse de R$ 258 mil a duas escolas estaduais e da entrega de dois ônibus escolares.

"Estamos aqui para fazer uma agenda em defesa do desenvolvimento do município e do fortalecimento da administração municipal, por meio dessa parceria com o Governo do Estado, que vai melhorar a vida das pessoas de Feira Grande", declarou Renan Filho.

Infraestrutura – O programa Minha Cidade Linda vai garantir a construção de duas praças e de dois parques infantis em Feira Grande. Serão investidos na instalação desses equipamentos R$ 185 mil. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador e pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. O Governo do Estado vai, ainda, firmar convênio com o município para a pavimentação de vias urbanas.

Renan Filho e Mosart Amaral autorizaram, também, o início das obras de recuperação da Ponte de Massapê. "Fizemos o acesso ao distrito em asfalto e agora vamos fazer a ponte", garantiu o governador, assegurando que pavimentará o acesso ao distrito de Olho D’Água do Meio.

Mais Água – Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, lançaram o programa Mais Água Alagoas, que vai ampliar o abastecimento por meio da perfuração de poços artesianos. "Em todo o estado, já foram perfurados 1.600 poços artesianos. Só nesse inverno, a gente perfurou 175, todos com bomba e caixa d'água instaladas. Aqui em Feira Grande a demanda são de dez poços artesianos e o governador já autorizou perfurar todos eles para sanar essa dificuldade de acesso à água. O maquinário já está aqui na cidade e vamos dar início à perfuração", informou Fernando Pereira.

Através de um investimento de mais de meio milhão de reais, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), retomará as obras de implantação do Sistema de Abastecimento do Povoado Impueiras. A estimativa é fornecer água tratada e de qualidade para mais de mil pessoas.

Segurança Pública – A cidade recebeu 32 viaturas para as forças policiais da região, sendo 28 para a Polícia Militar e quatro para a Polícia Civil. Os veículos foram entregues pelo secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, e pelo governador, que também anunciou a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) em Feira Grande.

"Assumimos o compromisso de construção do CISP. Será o próximo Centro Integrado do Agreste, que é uma região prioritária do ponto de vista da Segurança Pública. Vamos fazer um cinturão no entorno de Arapiraca para garantir segurança para todas essas cidades", explicou Renan Filho.

Educação – Feira Grande também foi beneficiada com as ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As unidades estaduais Manoel Leandro de Lira e Tingui Botó receberam R$ 175 mil e R$ 83 mil, respectivamente, do programa Rumo às Aulas. O recurso é usado para reformas nas escolas, aquisição de bens permanentes, como mobiliários, computadores, impressoras, e compra de material para prevenção da Covid-19. Renan Filho fez, ainda, a entrega de dois ônibus escolares por meio do programa Meu Transporte Novo. Os veículos vão beneficiar mais de 800 alunos.

CRIA – Ao fim da solenidade, Renan Filho e o prefeito de Feira Grande, Flávio Rangel, visitaram famílias beneficiadas pelo programa Criança Alagoana (CRIA), que garante um auxílio mensal de R$ 100 às beneficiárias.

"Peço aos municípios para que não deixem nenhuma mãe fora do CRIA e que não deixem ninguém para trás na campanha de vacinação contra a Covid-19. São duas agendas fundamentais e aqui eu queria parabenizar o prefeito, tanto pela vacinação, quanto pela organização do CRIA, que já chegou a mil famílias beneficiárias. Nós vamos chegar a 1.500", projetou o governador, que anunciou, ainda, a construção de uma creche no município.

"O CRIA faz três coisas: fornece o benefício mensal de R$ 100 às beneficiárias, constrói as creches e promove a adequação das maternidades. Aqui em Feira Grande, vamos adequá-la por completo", finalizou.