29/10/2023 14:17 | Cultura

XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas é encerrado com intercâmbio de experiências

Evento faz parte das ações desenvolvidas em comemoração à Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas


Profissionais técnicos participaram de oficinas de contação de histórias

Ascom Secult


João Brito / Ascom Secult

O XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas, promovido pela Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, finalizou as atividades nesta sexta-feira (27), com muita troca de conhecimentos e experiências entre os bibliotecários e profissionais técnicos presentes.


No segundo dia de capacitação, os gestores das principais bibliotecas dos municípios alagoanos contaram com uma programação repleta de atividades como oficinas, palestras, troca de experiências, rodas de conversas e muito networking.




“O papel das bibliotecas públicas é de extrema importância para a formação e o desenvolvimento da nossa comunidade. Eventos como esse estimulam o fomento à cultura e fortalecem os nossos equipamentos culturais literários que estão distribuídos no nosso estado”, reforçou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.


Uma visita guiada, através do Bibliotour, pela estrutura do prédio da Biblioteca Estadual deu início ao encontro, onde os bibliotecários puderam adentrar em uma viagem no universo da literatura alagoana. Em seguida, no auditório do prédio, localizado no segundo andar, foram iniciadas as palestras, oficinas e entrega dos kits dos livros para cada gestor.




Mira Dantas, coordenadora do Sistema Alagoano de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas e supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, comentou sobre a importância da participação dos gestores das principais bibliotecas no evento. “É uma satisfação ver o comprometimento de cada profissional técnico em estar presente compartilhando as ações e os projetos realizados na sua biblioteca. Essa ação fortalece a rede de bibliotecas no nosso estado e possibilita o desenvolvimento do equipamento cultural alagoano”, comentou.


Virgínia Maria, assistente pedagógica responsável pelo “Mandaver na leitura - Biblioteca viva” do Instituto Mandaver, relatou a sua experiência em participar do evento. “Fiquei muito feliz  em ver a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos promovendo essa capacitação para a gente e proporcionando essa oportunidade de conhecer cada espaço que atua nesse âmbito da leitura. Eu me senti acolhida em poder trocar algumas experiências e absorver algumas ideias que foram apresentadas”, contou.




Durante a manhã, os participantes do encontro puderam ouvir e adquirir conhecimento por meio da palestra “Relatos de Boas Práticas nas Bibliotecas Públicas Municipais”, onde alguns bibliotecários compartilharam as ações e os projetos realizados na sua instituição.


“Eu fico muito honrada em participar desta capacitação, gostei bastante do passeio guiado e de ouvir os colegas trazendo as boas práticas da sua biblioteca. É muito legal compartilhar com outros educadores o trabalho que a gente está fazendo na biblioteca. O que me tocou bastante foi a conversa sobre a materialidade da cultura, do livro, dos espaços. É pensando nisso que conseguimos promover uma  discussão sobre o fomento à cultura e à leitura. Inclusive, eu anotei várias ideias que foram compartilhadas e quero levar para trabalhar na minha comunidade”, falou a responsável pela Biblioteca do Instituto Yandê, em São Miguel dos Milagres, Júlia Vicente.




Em seguida, no horário da tarde, os profissionais técnicos participaram de oficinas de contação de histórias, oficinas de elaboração de projetos culturais e oficinas de uso do software de automação de bibliotecas (Bibilivre).