18/10/2023 17:49 | SaúdeUtilidade Pública

Utilidade pública: Hemoal de Maceió está com estoque muito baixo de sangue

Hemocentro faz apelo aos doadores; geladeiras têm 28% do número necessário de bolsas


Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Mesmo diante das ações de conscientização e das coletas externas realizadas para manter o estoque de sangue estabilizado, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encontra-se com deficiência de cinco das oito tipagens sanguíneas. Com isso, das 300 bolsas de sangue necessárias diariamente para atender a demanda, o órgão dispõe de apenas 115, o que representa 28,75% do percentual mínimo essencial.

 

Para se ter ideia, o Hemoal Maceió conta com apenas uma bolsa de sangue da tipagem O Negativa, o que acontece também com a tipagem AB Positiva. Quanto às tipagens A Negativa e A Positiva, o órgão dispõe de apenas cinco bolsas de cada. A tipagem B Positiva também está crítica, com oito bolsas disponíveis no estoque, o que pode comprometer a assistência aos pacientes internados nas maternidades e hospitais alagoanos.

 

A situação leva a direção do Hemoal Maceió a apelar para a solidariedade dos alagoanos, para que se candidatem à doação voluntária de sangue. Segundo a diretora do órgão, médica Verônica Guedes, apenas este gesto altruísta pode reverter a situação crítica do estoque de sangue da Unidade Maceió.

 

“Mesmo diante das ações de conscientização, das coletas externas e de abrirmos nos feriados, voltamos a registrar baixa em nosso estoque. Com isso, reforçamos mais uma vez o apelo para que aqueles que possam doar sangue, atendam ao nosso chamamento", frisou a diretora do Hemoal.

 

Pré-Requisitos

 

Para doar sangue o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e porte um documento de identificação com foto. O candidato à doação não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite após os 11 anos.


"Caso o candidato à doação de sangue tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. É exigido ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e, nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue, é proibido consumir bebidas alcoólicas”, esclarece Verônica Guedes.

 

Onde Doar


Os postos fixos do Hemoal estão situados na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às quintas, das 7h às 17h. 

 

Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.