UPAs gerenciadas pela Sesau realizam mais de 77 mil atendimentos em um mês
UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e foram desenvolvidas para resolver grande parte dos casos de urgência
A UPA Chã da Jaqueira, situada na Travessa do Arame, realizou 12.678 atendimentos em julho
Olival Santos / Ascom Sesau
Ruana Padilha / Ascom Sesau
As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas e gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram, juntas, 77.421 mil atendimentos durante o mês de julho. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (24) e os números expressivos comprovam a eficiência e o alto padrão de resolutividades dos equipamentos de saúde, que asseguram, diariamente, assistência qualificada na área de urgência.
A UPA com maior demanda foi a de Arapiraca, localizada no bairro Itapoã, que registrou 14.688 atendimentos, enquanto que as unidades situadas na capital alagoana aparecem na sequência do ranking. A UPA Tabuleiro do Martins, na Avenida Durval de Góes Monteiro, contabilizou 14.126 atendimentos, seguida pela UPA Jacintinho, na Avenida Juca Sampaio, que realizou 13.504 atendimentos.
Na quarta posição aparece a UPA Chã da Jaqueira, situada na Travessa do Arame, com 12.678 atendimentos realizados, e, na quinta posição, a UPA Jaraguá, na Avenida Walter Ananias, com 11.477 atendimentos. Por fim, a UPA Cidade Universitária, no Conjunto Santa Maria, atendeu 10.948 pessoas.
Eficientes e Resolutivas
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que os números apresentados no último mês de julho são a comprovação de que as seis UPAs mantidas pelo Governo do Estado são eficientes e resolutivas. Qualidades que, na visão do gestor da saúde estadual, se devem à atuação dedicada dos profissionais que atuam nas unidades.
“Contamos com uma equipe extremamente comprometida e disposta a consolidar as UPAs como unidades de referência no atendimento pré-hospitalar de urgência. Continuaremos trabalhando firme para aprimorarmos os nossos serviços e, assim, oferecer a todos um atendimento ainda mais eficaz", enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.
Assistência
O maceioense Edson Lima, de 24 anos, foi um dos atendidos na UPA Chã da Jaqueira e afirmou ter ficado satisfeito em poder contar com uma unidade de saúde próxima de sua casa. “Essa é a quarta vez que venho na UPA, desta vez porque senti uma dor de dente. Todas as vezes em que estive aqui fui atendido muito bem e rápido. Fico muito feliz de poder receber atendimento médico pertinho de casa e não precisar me deslocar para outro bairro”, explicou.
Já Iraci do Nascimento, de 55 anos, procurou a unidade de saúde após sentir intensa tosse. Ela contou que realizou exame do Covid-19, mas estava aliviada porque o resultado deu negativo. “Procurei a UPA porque apresentava os sintomas do coronavírus, mas, graças a Deus, após o exame, o resultado foi negativo. Gostei muito do atendimento porque a médica foi muito atenciosa”, disse a paciente.
Acesso ao atendimento
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e foram desenvolvidas para resolver grande parte das urgências, como pressão e febre alta, cortes, infarto, derrame e fraturas. As unidades possuem estruturas com raio-x, leitos de observação e de urgência, laboratório de exames por imagem e de análises clínicas, salas de gesso e de nebulização.
O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, e não necessariamente por ordem de chegada, priorizando a gravidade dos casos. Para definir a gravidade de cada caso são considerados parâmetros como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico do paciente.
O diretor da UPA Chã Jaqueira, Nivaldo Ferreira, destacou a satisfação da população em contar com unidade de saúde na região. “Existe uma procura muito grande dos moradores da Chã da Jaqueira e bairros próximos que não contam com unidade de saúde na sua região. A unidade mudou a realidade dos que precisavam se locomover para receber atendimento médico. A UPA Chã da Jaqueira trouxe qualidade de vida para a comunidade, pois assegurou vários avanços na saúde, por meio de um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou o diretor.
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