18/04/2024 14:12 | Saúde

UPA Chã da Jaqueira realiza ação de conscientização contra a dengue para pacientes e acompanhantes

Durante a ação foi entregue material educativo que detalha as medidas para combater o mosquito Aedes aegypti


Palestra focou nas ações de combate à fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Fotos: Ascom Sesau


Ascom Sesau

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chã da Jaqueira, em Maceió, realizou uma ação de conscientização contra a dengue, voltada para os pacientes e acompanhantes que estavam sendo atendidos na unidade. Além de entregar material educativo, foi ministrada uma palestra, proferida pelas assistentes sociais Renata Ferreira e Lúcia Perciano.


Durante a ação, as assistentes sociais mostraram as medidas que devem ser implementadas para combater a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da doença. Os profissionais também destacaram os sintomas da dengue e alertaram que, em caso de aparecimento dos sintomas.


“A ação de conscientização é um alerta a população que quanto mais rápido identificar os sinais e sintomas, mais rápido é o diagnóstico. Porém, a prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, estamos aqui para conscientizar as pessoas a não deixar água parada e evitar os focos do mosquito, principalmente, em suas residências”, disse Renata Ferreira.


De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. 




Panorama 

Até a Semana Epidemiológica 15 a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) notificou  5.631 casos suspeitos de dengue, dos quais, 3.069 já foram confirmados. No mesmo período do ano passado, foram 2.049 casos suspeitos, sendo 1.245 confirmados.


Até agora foram confirmados dois óbitos, um de uma pessoa residente em Atalaia e outro de Viçosa. No mesmo período do ano passado não houve nenhum óbito confirmado. Atualmente, quatro óbitos estão em investigação, procedentes dos municípios de Porto de Pedras, Teotônio Vilela, Boca da Mata e Barra de Santo Antônio.