28/06/2023 18:30 | Saúde

Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriado de São Pedro

Hemocentro de Alagoas conta com postos de coleta de sangue fixos em Arapiraca e Maceió


Além de estar bem de saúde, voluntário deve usar máscara durante a doação de sangue

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial nesta quinta-feira (29), feriado estadual de São Pedro. Em Maceió, as unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), recebem doações das 7h30 às 17h; enquanto que em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem se candidatar à doação de sangue das 7h às 12h.

 

Entretanto, durante todo o dia, as Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar em escala de plantão para fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional. Com isso, as maternidades e hospitais estarão abastecidos para suprir a necessidade dos casos de emergência e das cirurgias eletivas, bem como, para atender as urgências hematológicas.

 

Conforme a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, a abertura das Unidades de Arapiraca e Maceió nos feriados, ainda que em horários especiais, representa um incentivo à doação de sangue para quem não dispõe de tempo durante os dias úteis. "Essa é uma estratégia de captação de doadores de sangue adotada pelo Hemoal e que vem sendo importante para manter nosso estoque estabilizado", destaca a gestora.

 

Critérios para Doação


Entretanto, Verônica Guedes ressalta que é necessário seguir pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Por estarmos vivendo as festas juninas, com arraiás, apresentação de quadrilhas, palhoções e shows, é importante lembrar que as pessoas que não tenham dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ou que tenham ingerido bebida alcoólica não podem doar", alerta.

 

A gerente do Hemoal também salienta que os candidatos devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e, se estiverem gripados, com Influenza ou Covid-19, ficam impedidos de doar sangue. "No caso das pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento para doar sangue é de 12 meses", informa.

 

Verônica Guedes explica que há também os impedimentos definitivos para doar sangue. "Pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem mais doar sangue de forma alguma. Também é relevante recordar que é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara e, se for menor de idade, acompanhado do pai ou da mãe", reforça.