11/10/2023 12:04 | Saúde

Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Órgão possui unidades em Arapiraca e Maceió, que também abrem para fornecer sangue às maternidades e hospitais


Para doar sangue, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Durante o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, que ocorre nesta quinta-feira (12), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial para captação de doações de sangue. Em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem doar sangue das 7h às 12h. Já em Maceió, as Unidades Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano (HMA), recebem candidatos à doação de sangue das 7h30 às 17h.

 

Contudo, durante todo o dia, as unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar em regime de plantão para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais. Deste modo, os pacientes internados e que necessitem de transfusões sanguíneas serão atendidos normalmente, seja nos casos de urgência e emergência ou para as cirurgias eletivas.

 

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que, para os alagoanos que desejam doar sangue, o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida representa uma excelente oportunidade para praticar este gesto voluntário. “Muitas pessoas têm a vontade de doar sangue, mas por trabalharem durante toda a semana ou, nos fins de semana, não podem colocar em prática esta ação nobre. Ao abrimos nos feriados, possibilitamos esta oportunidade, facilitamos o acesso dos voluntários e contribuímos para mantermos nosso estoque de sangue estabilizado”, enfatiza.

 

Quem pode doar sangue

 

Verônica Guedes esclarece, no entanto, que existem pré-requisitos fundamentais para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Conforme o Ministério da Saúde, as pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, aids e sífilis não podem mais doar sangue de forma alguma. Também é relevante recordar que é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto”, informa.

 

A diretora do Hemoal também enfatiza que os voluntários não devem ingerir bebidas alcoólicas, que devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação de sangue. “No caso daqueles que estiverem gripados, com influenza ou Covid-19, há um impedimento para doar sangue. E quanto às pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o veto se dá por 12 meses”, esclarece Verônica Guedes.