23/04/2024 17:54 | Educação

Último dia para se inscrever no Jeal: conheça a história do professor de natação da rede estadual

Acumulando 15 medalhas, foi por meio do Jeal que Victor Souto descobriu sua vocação e hoje atua treinando os estudantes para a competição

Victor Souto continua atuando e treinando os estudantes para a competição

Fotos: Ana Paula Lins / Ascom Seduc e Thiago Athaíde

Cecília Calado / Ascom Seduc

As inscrições para os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2024 já estão no seu prazo final. Os gestores, coordenadores ou professores de educação física de escolas públicas e particulares têm até esta quarta-feira (24) para inserir os estudantes na competição. As inscrições estão ocorrendo nas Gerências Especiais de Educação (GEEs) para as disputas nas etapas regionais, no caso das modalidades coletivas, e nas etapas estaduais, para as modalidades individuais.

As competições estarão distribuídas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), com 22 modalidades em disputa, sendo 19 individuais e quatro coletivas. Os esportes individuais e de duplas desta edição são atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, tae-kwon-do, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triatlo, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.

Os documentos solicitados para a inscrição nos Jogos Estudantis de Alagoas são: RG e CPF do aluno; atestado médico do aluno e do técnico; registro do Conselho Regional de Educação Física (CREF) do professor (dentro do prazo de validade); e ficha de inscrição da modalidade e termo de autorização da instituição de ensino.

Esporte como agente transformador

O Jeal é considerado o maior evento esportivo de Alagoas, que proporciona visibilidade e reconhecimento aos atletas, e a possibilidade de garantir vagas para as competições nacionais. Para alguns estudantes, como é o caso de Victor Souto, os jogos foram a porta de entrada para um mundo que, mais tarde, seria o seu ambiente de realização profissional.

A prática de esportes, oportunizada pela rede estadual de ensino, despertou em um menino de 11 anos o desejo de ser atleta e competidor. A modalidade esportiva que estimulou tamanho interesse foi a natação, que fez Victor Souto conquistar 15 medalhas nos Jogos Estudantis de Alagoas e o sonho de criança ser realizado.

“O Jeal para mim foi a porta de entrada para tudo que aconteceu em minha vida. Foi através dele que fui reconhecido, fiz amizades e descobri a minha vocação para professor”, conta.

A natação para Victor Souto tornou-se não apenas uma prática esportiva, mas sim, um meio de subsistência e independência financeira. “Cheguei onde eu estou graças à escola pública, porque foi por meio dela que tive acesso ao esporte”, menciona ele.

Hoje, Victor Souto é formado em Educação Física e contribui como técnico de saltos ornamentais e natação no Centro de Desportos e Recreação Cleonice Barros (CDR), onde se reconheceu como atleta e teve primeiras experiências com o nado.

“Estar aqui como professor é um misto de emoções. Eu me vejo nos alunos que ensino e faço questão de estimulá-los para continuarem treinando e estudando, porque do mesmo jeito que eu consegui, eles também podem e conseguem”, destaca.

Victor faz um apelo para que os estudantes se interessem pelo Jeal, não só pelas medalhas, mas sim, pela experiência obtida. “Que os nossos estudantes entendam que não é só por uma medalha, é para participar do evento, participar da comunidade esportiva em si, porque o esporte não é só medalha. O esporte é uma comunidade que todo mundo vai se ajudando e trocando experiências”, ensina.