31/05/2023 09:19 | Cultura

Traipu sedia encontros regionais de bibliotecas públicas e museus alagoanos

Evento reuniu gestores de oito municípios da região Agreste de Alagoas

Evento contou com uma ampla programação voltada para os equipamentos museais e de leitura

Jônatas Oliveira / Ascom Secult

Daniel Borges / Ascom Secult

O município de Traipu, região Agreste de Alagoas, foi palco do VII Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e II Encontro Regional de Museus. O evento, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Sistema Alagoano de Museus e o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, contou com uma ampla programação voltada para os equipamentos museais e de leitura.

O Memorial e Biblioteca Wictor Yuri de Melo Lima Alves, localizado no Centro de Traipu, recebeu os gestores das principais bibliotecas e museus da região Agreste, proporcionando um espaço de discussão, troca de ideias e fortalecimento da rede de equipamentos culturais.

Mira Dantas, coordenadora do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, ressaltou a importância do evento. “O encontro regional de Bibliotecas Públicas e Museus é uma oportunidade valiosa para reunir gestores, profissionais e entusiastas dessas áreas, a fim de discutir estratégias, compartilhar experiências e fortalecer a cultura em Alagoas. Estamos empenhados em promover o acesso à informação, à leitura e ao patrimônio cultural em todas as regiões do estado”, afirmou.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da realização do evento no Agreste. Segundo ela, “levar o encontro regional de Bibliotecas Públicas e Museus para Traipu demonstra nosso compromisso em descentralizar as ações culturais, valorizar o interior do estado e estimular o desenvolvimento cultural de todas as regiões de Alagoas. É uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre os municípios, compartilhar conhecimentos e enriquecer nossos equipamentos culturais”.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a uma série de atividades, incluindo oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papos sobre desafios e perspectivas entre os municípios e a entrega de kits de livros.

O encontro contou com a participação de oito municípios alagoanos. Gestores e representantes das cidades de Arapiraca, Teotônio Vilela, Pão de Açúcar, Traipu, Taquarana, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Porto Calvo estiveram presentes no evento, mostrando o interesse e o comprometimento desses municípios em impulsionar a cultura local, promover o acesso à informação e incentivar a preservação do patrimônio cultural.

Joelma Dantas da Silva, gestora da Biblioteca Municipal Ângelo Rodrigues de Melo, de Lagoa da Canoa, ressaltou a importância do encontro regional e seu impacto na região. “É enriquecedor e de suma importância para nós gestores estarmos aqui, fomentando a importância da leitura e da cultura na nossa região. Participar desse encontro nos proporciona a oportunidade de trocar experiências, conhecer novas práticas e fortalecer os laços entre as bibliotecas públicas. Compartilhar conhecimentos e ideias é fundamental para que possamos oferecer serviços de qualidade e contribuir para a formação cultural de nossa comunidade”, afirmou.