28/06/2023 18:21 | Agricultura

Trabalho conjunto da Seagri e Embrapa Alimentos e Territórios promove segurança alimentar às famílias alagoanas

Criada em 2018, unidade da Embrapa surgiu da necessidade de um centro de pesquisa local. Alagoas conta, ainda, com a atuação da unidade Embrapa Tabuleiros Costeiros, com sede em Sergipe, e demais unidades com trabalho integrado ao escritório local.

Secretária Carla Dantas representou o governador Paulo Dantas no evento de comemoração dos 5 anos da unidade no estado

Monique Fernandes/Ascom Seagri

Tatiane Gomes/Ascom Seagri

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, e o secretário executivo David Nunes estiveram presentes no evento de comemoração dos 5 anos da Embrapa Alimentos e Territórios, realizado nesta quarta-feira (28), no Centro de Inovação, localizado no Jaraguá. A unidade, que foi criada efetivamente no estado em 2018, trabalha de forma conjunta com o Governo de Alagoas, ajudando a promover segurança alimentar às famílias alagoanas.

No evento, foi assinado o termo de prorrogação de compartilhamento do imóvel onde atualmente está instalado o escritório da Embrapa Alimentos e Territórios, localizado na sede da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), no centro de Maceió.

Em todo país, a Embrapa conta com 43 unidades e também está em momento festivo, na comemoração de 50 anos de atuação, desenvolvendo pesquisas no campo, inovação, tecnologias e técnicas para melhorar a produtividade na agropecuária brasileira.

“A Seagri também compartilha esse cuidado na produção de alimentos saudáveis. O governador Paulo Dantas tem uma preocupação muito grande com a diminuição da insegurança alimentar, começando no campo. No decorrer dos anos, a agropecuária brasileira se transformou, e isso foi através das pesquisas realizadas pela Embrapa. Por isso, não podemos deixar de parabenizar todos que atuam em projetos nacionais e internacionais e que trazem inovação à agricultura e pecuária”, destacou Carla Dantas, que representou o governador Paulo Dantas no evento.

O chefe-geral da unidade Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, explicou que o trabalho realizado em Alagoas é diferenciado, com um tema que agrega valor aos produtos alimentares, turismo e gastronomia no âmbito local, contando com uma equipe de mais de 40 pesquisadores.

“Esse centro de pesquisa tem uma importância fundamental para a Embrapa, porque olhamos para o futuro e temos um cuidado para não pensar apenas em produção no campo, mas para a demanda dos consumidores dos alimentos, pensando na segurança alimentar das pessoas. Um olhar a partir da diversidade sociocultural, com práticas sustentáveis e políticas alimentares para diminuir a insegurança alimentar”, declarou João Flávio Veloso.

A Embrapa Alimentos e Territórios teve início a partir da necessidade de demanda de um centro de pesquisa local. Em 2016, o grupo de trabalho foi iniciado, sendo efetivada a sua criação em 2018. Alagoas conta, ainda, com a atuação da unidade Embrapa Tabuleiros Costeiros, com sede em Sergipe, e demais unidades com trabalho integrado ao escritório local.

* Com Ascom Embrapa