29/05/2023 14:40 | Saúde

Técnicos da Sesau atestam conformidades de Bancos de Leite Humano

Ações integraram a Semana Nacional de Doação de Leite Humano de 22 a 26 deste mês

Leite doado passa por análise, é pasteurizado e fica armazenado para alimentar os bebês internados nas UCIs e UTIs Neonatais

Carla Cleto / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Durante a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, de 22 a 26 de maio, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) visitaram os Bancos de Leite Humano em atividade no Estado. A iniciativa teve como objetivo incentivar a doação e promover ações educativas, como palestras, para as doadoras e funcionários das unidades, além de atestar que estão funcionando dentro das normas estabelecidas.

Os Bancos de Leite Humano funcionam captando, processando, armazenando e distribuindo o leite doado por gestantes em lactação para atender os bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) Neonatais das maternidades. Isso porque, nos primeiros seis meses de vida, a única fonte de alimentação dos bebês deve ser o leite materno e, como alguns deles nascem com graves problemas de saúde e necessitam permanecer internados para tratamento, inclusive sem que seja possível a presença permanente de suas mães, o leite humano doado supre esta necessidade.

“Estimular a doação de leite materno e divulgar a Rede de Bancos de Leite Humano do Estado é essencial. É preciso garantir a segurança alimentar, principalmente dos bebês em situações em que a genitora não pode produzir o próprio leite e, ainda, nos casos em que o recém-nascido que esteja internado em unidades de saúde por serem prematuros, por exemplo”, explicou a enfermeira do Programa Estadual de Saúde da Criança, Juliana Nunes.

A enfermeira lembrou, ainda, que o leite materno é o alimento mais importante para o desenvolvimento do bebê. “Além de conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pequenos, o leite tem também um papel importante na defesa imunológica, protegendo a criança contra diversas doenças”, destacou Juliana Nunes.

Bancos Leite e doações

Em Alagoas, os Bancos de Leite Humano estão localizados na capital e no interior do Estado. Em Maceió, há o da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e do Hospital Universitário (HU). Já no interior, os serviços funcionam em Palmeira dos Índios, na Maternidade Santa Olímpia; em Arapiraca, no Hospital Regional; e em São Miguel dos Campos, na Santa Casa.

Além dos Bancos de Leite Humano também podem ser realizadas doações de leite em dois Postos de Coleta de Maceió. Um deles está situado no Hospital Nossa Senhora da Guia, no bairro Poço; o outro na Unidade Dr. Hamilton Falcão, na Avenida Norma Pimentel, no bairro Benedito Bentes.

Rede Estadual de Leite Humano:

Maceió:

Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) – Bancos De Leite Humano, localizado na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço | (82) 3315- 4434

Hospital Universitário (HU) – Banco de Leite Humano, localizado na Avenida Lourival Melo Mota, no bairro Tabuleiro do Martins | (82) 3202-3945

Arapiraca:

Hospital Regional – Banco de Leite Humano Ivete França Lima, localizado na Rua Padre Cícero, no bairro do Centro | (82) 98109-9112

São Miguel dos Campos:

Santa Casa – Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, localizado na praça Dr. José Inácio | (82) 3271-9401

Palmeira dos Índios:

Maternidade Santa Olímpia – Banco de Leite Humano Dra. Kátia Born, localizado na Avenida Deputado Medeiros Neto | (82) 3421-9000

Postos Coletas

Posto de Coleta do Hospital Nossa Senhora da Guia