10/10/2023 17:32 | Meio AmbienteAgricultura

Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam assentamento com práticas sustentáveis em Messias

Seagri coordena a execução do Plano ABC+ Alagoas, cujo objetivo é diminuir emissão de gás carbônico na agropecuária


Plano ABC+ Alagoas tem objetivo de reduzir emissão de gases que provocam efeito estufa nas agropecuária

Thayana Araújo / Ascom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

O Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas realizou, nesta terça-feira (10), uma visita ao assentamento Flor do Bosque, no município de Messias, onde são desenvolvidas práticas sustentáveis que fazem parte do plano de trabalho para a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas nas atividades agrícolas e pecuária, no decênio 2020/2030. ABC+ é como é conhecido o Plano Nacional para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária.

 


 

A primeira visita ocorreu na área do agricultor José Cícero dos Santos, onde o grupo conheceu as experiências adotadas com Sistema Agroflorestal (SAF), através do sistema agroecológico na olericultura (plantio de hortaliças) e fruticultura, além da prática de adoção de bioinsumo. 




A segunda visita, ainda no assentamento, ocorreu na área da agricultora Maria José Cavalcante, que possui um SAF já consolidado e realizou a recuperação de nascente, que hoje encontra-se preservada. No local, é realizado projeto de plantio de café orgânico no sistema agroflorestal, viveiro de mudas, sistema de fabricação de colorau orgânico e, também, está instalada uma casa de farinha. 



“O Sistema Agroflorestal é uma das técnicas e tecnologias que estão contempladas no nosso plano estadual. Essa foi a primeira visita externa do grupo, e teve objetivo de visualizar essas práticas. Assim, podemos criar estratégias para que o estado de Alagoas cumpra as metas estabelecidas com o plano de ação estadual”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Ademilson Neris. 


A Seagri é coordenadora do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+/AL e, de forma democrática, com entidades e instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil, construiu o plano de ação estadual, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Também participaram da visita os técnicos da Emater Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Codevasf e Grupo Embaúba



Os dois produtores são atendidos pela Emater Alagoas, Embrapa, Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Comissão Pastoral da Terra, que, juntos, participam da construção do SPG Bem Viver - Sistema Participativo de Garantia. A produção orgânica dos assentados está em processo de legalização junto ao MAPA.