26/04/2023 15:04 | Cultura

Teatro de Arena recebe peça "Piquenique no Front", do diretor alagoano Mauro Braga

O espetáculo terá apresentação única no dia 28 de abril, em celebração aos 50 anos de carreira do artista



Ascom Secult

O Grupo Cena Livre volta ao Teatro de Arena Sérgio Cardoso para dar continuidade às comemorações dos 50 Anos de carreira do ator e diretor Mauro Braga. No sábado (29), a partir das 20h, terá uma apresentação especial da peça Piquenique no Front, com texto de Fernando Arrabal. O espetáculo foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).



Quem ainda não assistiu terá a chance de conhecer um pouco do chamado “teatro do absurdo”. A guerra, assim como a falta de compreensão e a comunicação conturbada, estão presentes nesta obra de Fernando Arrabal, autor espanhol radicado na França e um dos pilares do Teatro do Absurdo, ao lado de ícones como o irlandês Samuel Beckett e o romeno Ionesco, que também fizeram sua carreira na França. A produção do Grupo Cena Livre, junto com Ana Sophia Produções, vai apresentar uma trilogia do Absurdo.  Logo após o Piquenique no Front, entrará em cena ‘A Lição’, de Ionesco, no final de maio ocupando novamente o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e no dia 30 de junho acontecerá a estreia de “Guernica”, também de Arrabal.

 

50 anos de Carreira

Mauro Braga é dramaturgo, diretor de teatro, fundador do Grupo Cena Livre e em 2023 está completando 50 anos de carreira. A trajetória teve início em 1979 e perdura com muito sucesso até os dias atuais. Por este motivo, Braga decidiu comemorar da maneira que mais gosta: com muito trabalho.

 

A Companhia Cena Livre é pioneira na formação de atores descobertos nas oficinas promovidas por Mauro, que junto com a atriz e dramaturga Ana Sofia se doam para a cultura do nosso estado. Para comemorar esse marco na história do teatro alagoano, o mestre preparou seis espetáculos incríveis que serão apresentados de março a novembro de 2023. Terão apresentações para todos os gostos, onde toda a família poderá aproveitar e se divertir.

 

Para Mauro Braga, o tempo voou mas compensou. “Quando a gente trabalha e produz sem parar não sente o tempo passar. Eis que de repente lá se foram cinco décadas. Fui rascunhar minha cronologia artística e dei de cara com nada menos que 59 espetáculos. Nem na pandemia paramos, me reinventei para fazer teatro on-line pela Secult-AL (projeto DendiCasa). Estes 50 anos representam uma história de vida com muita dedicação ao teatro”, disse o artista.

 

O projeto 50 Anos de Mauro Braga também contempla o registro documental, com filmagens, fotos e releases jornalísticos. A ideia é enriquecer a própria história do teatro produzido em Alagoas. Além do público espontâneo, cerca de vinte apresentações estão agendadas para o Projeto-escola. O Cena Livre, pioneiramente, criou este projeto em 1989.