17/10/2023 17:23 | Segurança

Superintendência do Ronda no Bairro vistoria obras da futura base do programa em Arapiraca

Prédio localizado no bairro de Itapoã passa por adaptações para abrigar as guarnições operacionais, setor administrativo e equipe social


Victor Lopes / Ascom Ronda no Bairro


Marco Aurélio Mello / Ascom Ronda no Bairro

Integrantes do Ronda no Bairro estiveram em Arapiraca para vistoriar as obras no prédio que será a base do programa no município. Os trabalhos estão avançados, e lá serão instalados todos os setores necessários para o funcionamento das guarnições operacionais, setor administrativo e equipe social.

 

A base do Ronda em Arapiraca terá 20 salas, dois vestiários (masculino e feminino), dois alojamentos (masculino e feminino) e um pátio interno descoberto, além de estacionamento e área para as viaturas e motos.

 



No prédio, os trabalhos realizados são de colocação de piso, luminárias, portas, bateria de banheiros e pintura e alojamentos, além de uma nova fachada em tons amarelos, cor do programa de policiamento de proximidade.

 

“É uma satisfação verificar in loco como estão os trabalhos na futura base, o que vai permitir a implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca. Comerciantes e moradores, em breve, vão poder contar com nossas guarnições operacionais, realizando o patrulhamento das principais vias da área comercial, garantindo assim mais segurança de proximidade e prevenção à violência, nosso maior objetivo”, destaca o superintendente do Ronda, coronel Cícero Silva.

 

Articulação e mobilização 

 

Além dos agentes de proximidade operacionais, os arapiraquenses vão contar ainda com a Equipe de Articulação e Mobilização Social, formada por psicólogos e assistentes sociais que, assim como acontece em Maceió, vai realizar, diariamente, buscas ativas nas ruas e atendimento a pessoas em vulnerabilidade social. Em parceria com a rede de assistência, a equipe poderá promover os encaminhamentos para abrigos e tratamento, quando necessário.

 



“Como uma superintendência da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), agimos conforme as diretrizes estabelecidas e este tem sido um grande diferencial do Ronda no Bairro, já que atuamos no trabalho preventivo, em parceria com as guarnições operacionais e com a rede de assistência, tanto da própria Seprev, como a Rede Acolhe e Casa de Direitos, quanto com outras instituições importantes para garantir um pronto acolhimento”, esclarece a chefe da Equipe Social, Vanessa Castro.

 

“O trabalho do Ronda é sempre em parceria com as demais forças de segurança, o que assegura um resultado mais efetivo. E vale lembrar que nossas guarnições são formadas por um agente PM da ativa ou reserva, um agente bombeiro da ativa ou reserva e um egresso das Forças Armadas, em diferentes modalidades, como a pé, de carro e de moto, cobrindo áreas comerciais específicas”, informou a gerente do Ronda, tenente Camila Albuquerque.

 



Para o titular da Seprev, Kelmann Vieira, a implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca atenderá a mais uma promessa realizada pelo governador Paulo Dantas. "Além disso, com a ampliação do programa para o interior de Alagoas, sobretudo para a segunda maior cidade do estado, a Seprev estará contribuindo ainda mais com os números da redução da violência, que inclusive já vem sendo bastante significativo nas localidades onde já existe a atuação do Ronda”, disse.

 

Além do superintendente do Ronda, estiveram em Arapiraca a gerente do Programa, Ten. Camila Albuquerque; a chefe da Equipe Social, Vanessa Castro, e o futuro coordenador geral de Arapiraca, cel. Wagner Coutinho.