10/01/2023 15:10 | Segurança

SSP resgata idoso de 87 anos de situação de maus-tratos na parte alta de Maceió

Equipe chegou ao local após informações recebidas pelo Disque-denúncia; Vítima de negligência foi levada para hospital


Casa onde idoso foi resgatado

Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

Em mais uma ação do Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), policiais militares da Base Comunitária de Segurança do Jacintinho, pertencentes ao Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), conseguiram resgatar um senhor de 87 anos que estava sofrendo maus-tratos dentro da própria casa, localizada no bairro do Barro Duro, na parte alta de Maceió, nessa segunda-feira (9).


A equipe chegou à residência do idoso após uma denúncia recebida pela central 181 e encontrou a vítima em situação de extrema negligência e insalubridade. Ele estava com várias lesões pelo corpo, muito magro, debilitado, não falava e vivia confinado em cima de uma cama úmida e com roupas imundas.


Também foi verificado que o imóvel possuía muitos insetos no chão e nas paredes, inúmeros gatos e fezes, os móveis em péssimas condições e a geladeira tinha restos de comidas e alimentos estragados. Os policiais foram recebidos no local pela esposa do idoso, que tem 59 anos e aparentemente possui transtornos psiquiátricos.


“Essa é uma das piores ocorrências que o Programa da Secretaria já pegou. Uma situação periclitante, de horror”, afirmou o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente Alex Acioli.


Diante do flagrante da situação, a equipe acionou uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, que também integra o Programa da SSP. Em seguida, o senhor foi conduzido para uma unidade de saúde para receber atendimento médico. Como ele possui plano de saúde, foi levado para um hospital particular no bairro do Farol.


Conforme estabelecido no protocolo do Programa Pessoa Idosa Protegida, as equipes fizeram o acompanhamento e encaminharam o caso ao Centro de Referência de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Assistência Social de Maceió. O Creas ficou de conseguir uma vaga para o idoso em um abrigo da capital. O Ministério Público (MPE) e a Defensoria Pública Estadual também serão oficializados sobre a situação pela Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP.


“É preciso dar atenção a esses casos para que a gente possa prevenir a vida de nossos idosos, que estão sendo negligenciados pela família. A Secretaria da Segurança Pública continua pronta para ajudar essas vítimas, disposta a ajudar”, finalizou o tenente Alex.