22/11/2023 15:12 | SegurançaDesenvolvimento Humano

SSP promove seminário sobre qualidade de vida para as mulheres da segurança pública

Evento reuniu 200 agentes para discutir temas como saúde mental e equidade de gênero no serviço público


Mais de 200 agentes de segurança pública participaram do seminário, que aconteceu na Associação Comercial de Maceió

Paula Berle / Ascom SSP/AL


Paula Berle / Ascom SSP/AL

A Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou, nesta quarta-feira (22), o 1° Seminário de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho para a Mulher da Segurança Pública de Alagoas. O evento, que discutiu o diálogo e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres, aconteceu na Associação Comercial de Maceió, localizada no bairro do Jaraguá. 

 

O curso contou com a presença de mais de 200 homens e mulheres das polícias Militar, Civil e Científica, além de integrantes do Corpo de Bombeiros. Eles participaram de palestras e mesas de discussão com o objetivo de estimular reflexões sobre o machismo e as desigualdades de gênero, ampliando o entendimento do tema.


A primeira palestra foi ministrada pela coronel BM Camila Paiva, chefe de Políticas Públicas de Segurança à Mulher, que falou sobre o machismo ao longo da história, a importância da rede de apoio dentro das corporações e no ambiente familiar, e de iniciativas que busquem erradicar as desigualdades de gênero. Como exemplo, o curso de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica para Profissionais da Segurança Pública, coordenado pela Chefia de Ensino Integrado da SSP. 




Em agosto, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, determinou que a  instrução se tornasse obrigatória para todo o efetivo, garantindo que todo o efetivo adquira conhecimentos para prestar um atendimento humanizado para vítimas de violência de gênero.


Segundo a coronel Camila, os debates gerados em ações como essa podem auxiliar os gestores na tomada de decisões. “Com esse evento, estamos construindo um debate qualificado sobre a busca por equidade nas condições de trabalho dos homens e mulheres que trabalham para oferecer um serviço de excelência à população alagoana. Entender como as questões de gênero impactam o desempenho das nossas profissionais ajuda os gestores na construção de uma segurança pública mais justa, equânime e eficiente. Temos alcançado conquistas históricas nesse sentido ao longo dos últimos anos, e as instituições têm demonstrado que pretendem seguir avançando nesse sentido” afirmou. 




O seminário contou ainda com a palestra da sargento da Aeronáutica, Camila Assad, que tratou dos aspectos legais que envolvem as relações de trabalho das mulheres, e com uma mesa redonda conduzida pela médica Chris Decoti e pelas majores Franciane Siqueira, do Corpo de Bombeiros do Paraná, e Inês Valões, da Polícia Militar de Alagoas, que debateram questões ligadas à saúde mental e à qualidade de vida da mulher agente de segurança pública.