20/07/2023 09:20 | Segurança

SSP e Gaeco cumprem 17 mandados contra organização criminosa especializada em tráfico de drogas

Sete pessoas foram presas em Maceió e Marechal Deodoro durante o cumprimento dos mandados


Trabalho investigativo da SSP desarticulou organização criminosa que atuava no tráfico de entorpecentes no bairro de Bebedouro


Vanessa Siqueira com Ascom MPE

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenaram, nesta quinta-feira (20), uma operação integrada com objetivo de combater o tráfico de entorpecentes. A operação denominada Contenda cumpre oito mandados de prisão e nove de busca e apreensão na parte alta de Maceió e em Marechal Deodoro.


Na operação, sete pessoas foram presas. Seis prisões ocorreram em Maceió e uma em Marechal Deodoro. Eles foram  levadas para a sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), no bairro da Santa Amélia, para os devidos procedimentos.


As investigações foram realizadas pelo Gaeco em parceria com a SSP, que contou ainda com a participação do 4º Batalhão da Polícia Militar. Já os mandados judiciais foram expedidos pela 17ª Vara Criminal.


O trabalho investigativo visou desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de entorpecentes no bairro de Bebedouro, mais especificamente nas grotas do Arranha-Céu e Quebrada. A região da Chã de Bebedouro estava sendo alvo de disputa territorial por duas organizações criminosas, fato este que vinha causando insegurança à população e piora dos indicadores criminais.


Foi também durante a fase de investigação que ficou comprovado que um desses grupos ganhou superioridade territorial, comandando o tráfico de drogas local.


A operação Contenda ganhou este nome em razão do termo significar rixa ou combate, que exemplifica toda a situação ocorrida na região disputada por duas organizações criminosas.

 

Efetivo participante

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, foram empregados policiais militares do 4º Batalhão, do Batalhão de Rotam, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 5ª Companhia Independente (5ª CIA), além de policiais civis do 17° Distrito Policial de Marechal Deodoro, da seção de Capturas da DEIC e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN). O Grupamento Aéreo da SSP também participou da operação.