16/11/2023 10:49 | Segurança

SSP capacita vigilantes do Baixo São Francisco sobre medidas de segurança nas escolas

Ação visa garantir que comunidade escolar saiba atuar em situações críticas nas unidades de ensino

Proerd capacitou mais de 100 vigilantes sobre prevenção à violência nas escolas

SSP/AL

Vanessa Siqueira / Ascom SSP/AL

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou na última terça-feira (14) uma ação educativa e um treinamento voltado a vigilantes que atuam em escolas da rede estadual de ensino. A atividade aconteceu na Escola Estadual Professor Ernani Mero, que fica no município de Penedo.

Segundo a gerente estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel RR Valdenize Ferreira, a ação capacitou cerca de 100 vigilantes que atuam em escolas estaduais pertencentes à 9ª Gerência Regional de Educação (Gere) da Secretaria da Educação (Seduc).

O treinamento faz parte do plano de combate à violência nas escolas estaduais, coordenado pelas secretarias da Educação e Segurança, com objetivo de orientar os profissionais da área sobre prevenção à violência, bem como promover a capacitação sobre atuação em situações de possíveis ataques violentos nas escolas.

“Além das atividades teóricas, promovemos um exercício prático voltado para os vigilantes, com uma simulação de ato violento numa unidade escolar. Todo esse trabalho visa preparar esses profissionais a identificar situações de agressão ou outro evento violento e eles saibam o que fazer neste primeiro momento antes da chegada das forças policiais”, explicou a coronel Valdenize.

A simulação também contou com a participação de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e Guarda Municipal de Penedo.

Conjunto de ações garante segurança nas escolas

Ao longo do ano, a SSP vem realizando diversas atividades com objetivo de garantir a segurança de alunos e profissionais da educação. Em parceria com a Seduc, foi instalada uma mesa de situação para debater casos de violência registrados em unidades de ensino e deliberar estratégias de combate.

Além disso, a SSP criou um observatório de segurança para realizar pesquisas, coletar dados e sistematizar as informações sobre a violência nas escolas.