19/01/2024 12:20 | Segurança

SSP capacita membros dos Conselhos de Integração Comunitária de Maceió e Marechal Deodoro

Conselheiros voluntários vão atuar junto aos policiais militares das sete Bases Comunitárias de Segurança


Capacitação dos novos conselheiros ocorreu no Cenfor, localizado no CEPA, em Maceió

Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública promoveu, na quinta-feira (19), a primeira capacitação aos novos membros dos Conselhos de Integração Comunitária que vão atuar em Maceió e Marechal Deodoro. Promovida pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, o evento ocorreu no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Professor Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Farol, em Maceió.

 

Os conselheiros foram empossados pelo secretário Flávio Saraiva no final do ano passado para o biênio 2024-2025. Eles vão atuar junto aos policiais militares que atuam nas Bases Comunitárias de Segurança, coordenadas pela PM e instaladas em regiões dos dois municípios, para garantir mais  tranquilidade da população. Ao todo, são 96 integrantes divididos em sete conselhos.


 

Os conselhos foram criados há mais de dez anos com o objetivo de colaborar no equacionamento e solução dos problemas relacionados com a segurança da comunidade. Eles são compostos por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Conselho Tutelar.

 

Atualmente, os conselheiros representam, em Maceió, os moradores dos bairros Vergel do Lago, Jacintinho, e dos conjuntos Selma Bandeira (Benedito Bentes), Osman Loureiro (Clima Bom), Santa Maria e Novo Jardim (ambos no bairro Cidade Universitária). O sétimo conselho está instalado no Povoado Pedras, em Marechal Deodoro.

 

Durante a capacitação, que dá o pontapé nos trabalhos voluntários, os membros foram orientados pelo chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, sobre o funcionamento do serviço que deve ser prestado à comunidade e também sobre a política de Polícia Comunitária, além da teoria da criminalidade e a metodologia de resolução de problemas.


 

Eles também receberam instruções sobre as boas práticas dos conselhos, com orientação do chefe de Polícia Comunitária, tenente Alex Acioli; sobre as atribuições da diretoria com a tutoria do assessor executivo de Articulação e Gestão Estratégica da Seprev, Anax Bruno; e sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com a gerente estadual do Proerd, coronel RR Valdenize Ferreira.

 

Ao final da capacitação, cada conselheiro recebeu a carteira de identificação para oficializar o início da atuação.