16/02/2023 16:21 | SegurançaInclusão Social

RESSOCIALIZAÇÃO

Socioeducandos de Alagoas assinam contrato de trabalho com a Usina Utinga Leão

Dezesseis adolescentes da Unidade de Semiliberdade foram contemplados com a iniciativa


Reeducandos vão trabalhar como jovens aprendizes, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos

Ascom Seprev


Everton Dimoni

Dezesseis adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas assinaram contrato de trabalho com a Usina Utinga Leão, do grupo EQM, e terão a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (16), na Unidade de Semiliberdade, no bairro de Garça Torta.

 

Os adolescentes fazem parte da primeira turma oriunda do sistema socioeducativo de Alagoas e já iniciaram uma formação técnica metodológica em Tecnologia da Informação, ministrada pelos professores do Sesi/Senai. Em breve, eles exercerão atividades práticas na própria Sumese, onde serão preparados para ingressar no emprego formal.



 

Para o jovem E.S.O., de 20 anos, o curso de formação e a chance de trabalhar com carteira assinada é a oportunidade de um novo começo. “Estou achando o máximo. Além da oportunidade de emprego, vamos nos qualificar para ter uma vida melhor e um futuro bacana. Acredito que o passado serve para nos mostrar que toda história pode ter um recomeço e essa oportunidade será o meu ponto de partida para uma nova vida”, afirmou o socioeducando.

 

A iniciativa pioneira é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Usina Utinga Leão.

 

Segundo a gerente de Gestão de Pessoas da usina, Késia Santos, o Programa Jovem Aprendiz voltado para público socioeducativo é muito mais do que uma oportunidade de emprego; é um mecanismo para formar cidadãos, por meio da educação e do trabalho.




“Buscamos reintegrar socialmente esses adolescentes, oferecendo-lhes o curso profissionalizante e o acompanhamento multidisciplinar voltado também para os familiares. Em breve, eles serão inseridos no mercado de trabalho, impactando positivamente suas famílias e a sociedade” afirmou.

 

O secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, destacou, em suas redes sociais, a importância da união do setor público com a iniciativa privada em prol de proporcionar uma vida melhor para estes adolescentes.

 

"Esta é a responsabilidade social que o nosso governador Paulo Dantas preza e tanto nos determina. Parabenizo a iniciativa, sobretudo do Ministério Público do Trabalho (MPT). Espero que sirva de exemplo para que outras empresas também possam contratar mais socioeducandos", disse.