26/07/2023 17:23 | Segurança

Sistema Socioeducativo de Alagoas surpreende positivamente representantes de Sergipe

Nesta quarta-feira (26), o Complexo Socioeducativo de Maceió recebeu a visita de gestores da Fundação Renascer que vão levar modelo alagoano para o estado deles


A comitiva sergipana foi recebida no Complexo Socioeducativo de Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

O Sistema Socioeducativo de Alagoas recebeu, nesta quarta-feira (26), a visita de gestores da Fundação Renascer do Estado de Sergipe, responsável por executar as medidas de proteção socioeducativas naquele estado. Eles conheceram a estrutura e as boas práticas utilizadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei.


A comitiva sergipana foi recebida no Complexo Socioeducativo de Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins. As equipes técnicas da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Seprev apresentaram as ações de escolarização e profissionalização dos socioeducandos, o atendimento integral à saúde realizado dentro das unidades de internação, entre outros fatores que tornam o sistema socioeducativo alagoano pleno e capaz de reintegrar o adolescente à sociedade de maneira saudável e efetiva.


Segundo o diretor operacional da Fundação Renascer, Cleber Pinto, a visita vai inspirar a implantação de ações semelhantes às realizadas em Alagoas. Ele destacou o exemplo da nova unidade socioeducativa exclusiva para o atendimento de adolescentes e jovens sob dependência química, que está em construção em Maceió.


“Gostaríamos de conhecer in loco como se dá o atendimento socioeducativo aqui em Alagoas, a exemplo da unidade especializada no atendimento de adolescentes dependentes químicos autores de atos infracionais. Vamos levar o que há de melhor e aprimorar a socioeducação no estado de Sergipe”, afirmou.


Cleber Pinto elogiou o trabalho realizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Seprev, destacando o caráter transformador das metodologias utilizadas na socioeducação e o olhar priorizado do Estado para a juventude.


“Estamos impressionados, pois não imaginávamos a dimensão da socioeducação aqui em Alagoas. O tratamento aqui é bastante humanizado e o acolhimento é feito com muito carinho. Alagoas está na vanguarda do atendimento socioeducativo e saímos daqui muito felizes e com ótimas ideias”, disse o diretor.


O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, ressaltou que o aperfeiçoamento da medida socioeducativa tem consagrado o Estado de Alagoas como referência para outras unidades federativas, que enviam seus representantes para conhecer o trabalho desenvolvido aqui.


“Graças aos avanços ocorridos no Sistema Socioeducativo de Alagoas, nós estamos recebendo visitas de outros estados do Brasil. Isso acontece devido aos investimentos destinados à infraestrutura, que dá dignidade aos adolescentes e aos profissionais que aqui trabalham, bem como ao esforço das equipes e da gestão estadual, na pessoa do governador Paulo Dantas e do Secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, que realmente acreditam na socioeducação e que é possível transformar a vida desses adolescentes”, afirmou o superintendente.


Também participaram da visita o coordenador do DSAA da Fundação Renascer, José Marcos, a coordenadora de Saúde, Joira Lacerda, a enfermeira Eleonora e a coordenadora de Gestão de Pessoas, Lylyan Gleyze.