06/07/2023 10:46 | Turismo

Setur promove oficina sobre turismo sustentável na Região Costa dos Corais

Planos de ação são apresentados e validados com comunidades da região

Oficina em apoio à sustentabilidade turística ocorrida no município de Paripueira

Ascom Setur

Larissa Santos/Ascom Setur-AL

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) promoveu nesta semana a terceira oficina participativa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da região Costa dos Corais, no município de Paripueira. A ação visou fomentar o turismo sustentável no Destino Alagoas.

A realização da oficina é mais uma das iniciativas da Setur-AL em apoio à sustentabilidade turística, consolidando o serviço de excelência em um dos setores mais importantes para a economia do estado. Durante a apresentação, foi discutido o planejamento da ação - desenvolvido nas duas oficinas anteriores, com levantamento de dados das regiões e as ações necessárias para o seu desenvolvimento.

Na oficina, foram feitos os ajustes finais do planejamento e a validação das ações apresentadas. De acordo com Sandra Villanova, superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável é importante para a potencialização do turismo sustentável. “A implementação dessas políticas públicas fortalecem e dão visibilidade ao destino como sustentável, além de identificar os desafios, buscar formas de solucioná-los e colocar os planos em prática junto com a sociedade. Essas iniciativas enriquecem e impulsionam o turismo alagoano”, ressaltou a superintendente.

Os Planos de Desenvolvimentos estão sendo financiados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio do  Corporação Andina de Fomento (CAF), tendo como principais atores as Instâncias de Governança (IG), a comunidade local e o trade turístico da região. A partir da elaboração destes documentos, a Setur-AL visa orientar o setor turístico a curto, médio e longo prazo, fornecendo o suporte necessário para o desenvolvimento dessas ações. As regiões turísticas Caminho das Águas e Cânions do São Francisco serão as próximas a receberem a oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável.