27/07/2023 18:17 | Turismo

Setur promove audiência pública em Delmiro Gouveia para concluir plano de desenvolvimento sustentável

Audiência pública reuniu representantes municipais, estaduais, empresários e a comunidade local para a apresentação do plano estruturado

Planejamento

Ascom / Setur

Larissa Santos/Ascom Setur-AL

Focada em fomentar e impulsionar o turismo sustentável em Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) promoveu, nesta quinta-feira (27), na região Cânions do São Francisco, a última ação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits). Na cidade de Delmiro Gouveia, uma audiência pública realizada no auditório do Bristol Aline Hotel, reuniu representantes municipais, estaduais, empresários e a comunidade local para a apresentação do plano estruturado para a cidade.

Por quase um ano, diversas oficinas foram realizadas com o intuito de debater e elaborar planos para consolidar a infraestrutura e a sustentabilidade turística das regiões. Com os documentos que foram produzidos para contemplar políticas públicas ao longo de mais de 10 anos já finalizados, os grupos de trabalho apresentaram todo o diagnóstico para que os órgãos afins possam executar seus respectivos planejamentos estratégicos.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, as políticas públicas desenvolvidas no Pdits trazem um importante planejamento de curto, médio e longo prazo para o turismo do estado.

“Estamos trabalhando para ofertar aos turistas uma experiência única no Destino Alagoas. O Pdits é um importante programa para o desenvolvimento do turismo sustentável em nossas regiões. As Instâncias de Governança, em parceria com o trade turístico e toda a comunidade local, estão empenhadas em proporcionar um turismo de excelência aos nossos visitantes. As ações desenvolvidas pelo programa e implementadas pelos municípios constituem uma ferramenta fundamental para impulsionar o turismo local e proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida de todos os moradores da região”, destacou a secretária, manifestando entusiasmo com a entrega da última ação desenvolvida pelo plano na região Cânions.

Organizações regionais

Com o objetivo de monitorar, acompanhar e promover o turismo das regiões, as Instâncias de Governança (IG) desempenham um dos papéis principais nos planos de desenvolvimento, ao representar o interesse público e privado nas oficinas participativas. As IGs são organizações regionais entre os empresários do setor turístico e o poder público, com o intuito de atender as demandas turísticas das cidades, funcionando como catalisadores das políticas públicas destinadas.

Para a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, Sandra Villanova, o Pdits proporciona ao setor turístico fortalecimento e visibilidade. “A partir dessa conclusão, avançamos para a fase de execução do planejamento por parte dos municípios. Com isso, o setor turístico se consolida e se expande nas regiões. Além da sustentabilidade ambiental, as ações têm também cunho social e econômico”, concluiu a superintendente.

O município de Penedo, na região Caminho das Aguas, receberá a audiência em 01 de agosto. Em Porto de Pedras, na região Costa dos Corais, a última etapa do plano ocorrerá em 03 de agosto.

Gargalos do setor

O Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável tem como intuito identificar os gargalos do setor turístico das regiões. A partir dessa identificação, oficinas são ministradas a fim de elaborar, junto com as Instâncias de Governança, os empresários do setor e a comunidade local, planos que possam melhor atender à necessidade e demanda das cidades. Os Pdits são financiados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF).