16/04/2024 17:09 | Saúde

Sesau lança edital de processo seletivo para Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos

Serão selecionados médicos para supervisionar as atividades desempenhadas pelos profissionais que atuam no programa.


Para acessar o edital, basta acessar o Diário Oficial do Estado desta terça-feira

Carla Cleto / Ascom Sesau


Jose Arnaldo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Atenção Primeira e Ações Estratégicas (SUPAE) e da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), publicou, no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta terça-feira (16) o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de Supervisores Acadêmicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

 

A seleção ocorrerá por meio da avaliação de currículo e constituirá, também, o cadastro de reserva, conforme disponibilidade de vagas pelo Ministério da Educação (MEC) em Alagoas, conforme consta no edital que pode ser baixado clicando aqui.

 

O Programa Mais Médicos para o Brasil foi instituído no âmbito do Programa Mais Médicos, e tem como objetivo o provimento emergencial de médicos para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) em regiões prioritária para o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a prestação de serviços e aprimorando a formação médica no Brasil. Entre as áreas do programa está a Supervisão Acadêmica, o eixo educacional que visa o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) junto aos profissionais participantes do programa.


O processo

 

O prazo de inscrição, que é gratuita, ocorre de 22/04 até às 23h59 do dia 26/04/2024 e acontece on-line, com o envio da documentação solicitada pelo edital para  e-mail: psspmmb2024@gmail.com, tendo como assunto “Inscrição Seleção de Supervisor - PMMB SESAU-AL – 2024”. Para verificar a documentação e critérios solicitados, basta acessar o Edital. Para participar do processo é necessário possuir diploma de graduação em Medicina expedido por Instituição de Ensino Superior brasileira, devidamente credenciada pelo MEC. 


No caso de diploma obtido no exterior, o documento deverá ter sido validado no Brasil até a data de publicação do edital. Além disso, o candidato deverá apresentar declaração de disponibilidade para as atividades de supervisão do PMMB nos municípios designados pelo tutor acadêmico da Sesau. Entre os requisitos também estão ter concluído o programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e possuir título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Os selecionados em atividade receberão uma bolsa de supervisão mensal, com valor definido e sendo pago diretamente pelo MEC.


Etapas e Cronograma para o Processo Seletivo 

 

- Período de Inscrição - 22 a 26 de abril de 2024

- Divulgação das Inscrições Homologadas - 07 de maio de 2024

- Divulgação do Resultado Preliminar - 17 de maio de 2024

- Interposição de recurso relativo ao resultado - 20 de maio a 22 de maio de 2024

- Divulgação do Resultado final do Processo Seletivo - Até 29 de maio de 2024

- Convocação e validação dos candidatos - Data a definir de acordo com a definição do Ministério da Educação (MEC)