05/09/2023 16:41 | Saúde

Sesau realiza Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal

Evento teve o objetivo de discutir panorama atual da saúde bucal em Alagoas

Durante o evento, foram discutidas estratégias para a consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal

Olival Santos / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (5), o Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal, com o objetivo de discutir o panorama atual da saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, destinada aos coordenadores municipais de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos, aconteceu no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), no bairro Cruz das Almas, em Maceió. Durante o encontro, os participantes acompanharam as palestras “Perspectiva, Desafio é Prioridade da Política Nacional de Saúde Bucal”, ministrada, de forma virtual, pela coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Doralice Severo Cruz, e “Serviço de Especialização em Saúde Bucal”, proferida pelo assessor técnico do MS e apoiador do órgão para Alagoas, Renato Ishigame.

Ainda durante o evento, foram discutidas estratégias da Coordenação Estadual de Saúde Bucal para a consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal e os Indicadores de Saúde Bucal em Alagoas, com os representantes do Programa Estadual de Saúde Bucal. A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota, explicou que o encontro apresentou uma reflexão para o que pode ser ampliado e qualificado, de forma a atender toda a população que depende da assistência pública em saúde. “A iniciativa é fundamental para ouvirmos as demandas relatadas pelos coordenadores municipais de saúde bucal, e, assim, oferecer o apoio necessário para continuarmos desenvolvendo as ações ligadas à saúde bucal de cada região. Este ano, contamos com um destaque especial, que é o lançamento de novas portarias e a atualização do Programa Brasil Sorridente, por parte do Governo Federal”, salientou.

De acordo com o assessor técnico do MS e apoiador do órgão para Alagoas, Renato Ishigame, o evento foi importante para apresentação das novas portarias publicadas pelo Governo Federal. Ele destacou que elas ajudarão na ampliação de especialidades odontológicas nos municípios e no incentivo financeiro aos serviços. “Viemos apresentar aos coordenadores municipais a portaria Desempenho de Saúde Bucal, que visa a avaliação de desempenho das equipes, o que pode representar o incremento de recursos aos serviços. E a portaria SESB [Serviço de Estratégia em Saúde Bucal], que oferta especialidades odontológicas para municípios de até 20 mil habitantes, ação que não tinha normatização por parte do MS", informou Renato Ishigame.

Ainda de acordo com o assessor do MS, durante o encontro foram apresentados os Centros de Especialidade Odontológica (CEO), que requerem uma estrutura maior com relação à questão física e à capacidade de profissionais atuando no serviço. Portanto, essa portaria vem para que esses municípios menores também consigam organizar o seu serviço e ofertar especialidades em saúde bucal”, ressaltou.

Integração

A coordenadora de Saúde Bucal de Maceió, Dulce Mendonça, reforçou a necessidade do encontro para integração dos municípios nas novas diretrizes do MS. “Com o lançamento das novas portarias, os dentistas que compõem a rede estão com uma grande expectativa, e por isso, é fundamental esse encontro para que possamos realizar esse alinhamento de demandas que existem, visando atender a portaria, ou seja, uma mudança total do trabalho”, disse. Também estiveram presentes ao evento representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO), da Academia Alagoana de Odontologia (AAO), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e da Gerência de Atenção Primária da Sesau.