16/04/2024 17:46 | Saúde

Sesau realiza ação itinerante contra a dengue em São José da Lage e Maceió

Durante as ações foram distribuídos material educativo orientando sobre como frear o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença


Material educativo apresenta as medidas a serem implementadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) segue em sua missão de combate à dengue. E, nesta terça-feira (16), as ações educativas ocorreram, simultaneamente, nas cidades de São José da Laje e Maceió. Para isso, foi distribuído material educativo, mostrando as medidas que devem ser seguidas para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

 


Em Maceió, os agentes de combate à dengue estiveram no bairro do Farol, onde distribuíram material educativo e afixaram cartazes em pontos estratégicos. Os profissionais também ressaltaram para a população que a doença tem como sintomas a febre aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada.


O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a gestão estadual de saúde está comprometida em garantir a segurança de todos os alagoanos. “Todo o corpo técnico da Sesau está atuando para atenuar o impacto da dengue em Alagoas e garantir a segurança clínica de todos que necessitarem neste momento desafiador”, declarou o gestor da saúde estadual.

 

Segundo a agente de combate às endemias, Gabriela Fernandes, as pessoas devem manter as caixas d’água fechadas, colocar areia nos vasos de planta e amarrar bem os sacos de lixo. "Também é necessário esvaziar as garrafas PET, os potes e vasos, além de receber bem os agentes de saúde e de endemias”, frisou.


 

Em São José da Laje, a dona de casa Maria José da Silva, salientou que as pessoas não devem apenas esperar pelo Governo. "É sempre importante que as pessoas façam sua parte. Apenas assim vamos conseguir garantir a segurança e saúde de todos", reforçou.