07/11/2023 14:36 | Saúde

Sesau promove XIII Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde

Evento reuniu representantes das assessorias de Recursos Humanos da saúde estadual


A iniciativa teve como tema a promoção da equidade e valorização das trabalhadoras do Sistema Único de Saúde

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretária de Estado de Saúde (Sesau) promoveu nesta terça-feira (7), no auditório do Centro Universitário de Maceió (Cesmac), em Maceió, o XIII Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde. A iniciativa teve como tema a promoção da equidade e valorização das trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS).


O Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde reuniu representantes do setor de recursos humanos das unidades que integram a rede estadual de saúde. Também participaram do evento assessores do Ministério da Saúde (MS) e acadêmicos da área.

 

Segundo a superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Andréa Loureiro, o seminário foi importante para a evolução das relações de trabalho na saúde, bem como para assegurar o avanço da igualdade laboral. “Foram discutidos temas como equidade na perspectiva gênero, raça e etnia, racismo estrutural e suas consequências na saúde dos trabalhadores”, salientou.




Andréa Loureiro ressaltou, ainda, que o enfrentamento sobre a questão LGBTQIA também foi um tema debatido no evento. Ao longo do seminário também foram apresentadas e debatidas iniciativas que são desenvolvidas nas unidades vinculadas à Sesau.

 

Para a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Mayara Lopes, a evolução das relações de trabalho é uma tarefa perene dentro da gestão estadual. “A educação e conscientização de todos é um compromisso que está sempre se renovando. O conhecimento é uma construção que nunca cessa e, por isso, conta com investimento e apoio de toda a gestão estadual de saúde”, destacou.

 



Também presente ao evento, a assessora de Educação e Saúde do Ministério da Saúde, Débora Moura, destacou a importância da educação permanente no combate a descriminação contra grupos minoritários. “A luta contra a discriminação é um dever de todos e é importante que eventos como esse discutam de forma aberta os desafios e avanços na saúde”, enfatizou.