31/08/2023 08:37 | Saúde

Sesau promove Oficina para Elaboração do Plano Estadual de Saúde 2024-2027

Ação tem objetivo de elaborar, estabelecer e atualizar ações da saúde para o Estado


Plano Estadual de Saúde irá focar nas ações a serem executadas de 2024 a 2027

Carla Cleto e Olival Santos


Ruana Padilha/ Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a I Oficina de Elaboração do Plano Estadual de Saúde (PES) 2024-2027. A ação, que teve o objetivo de elaborar, estabelecer e atualizar as ações da saúde para o Estado, ocorreu na Escola do Governo, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), em Maceió. O PES 2024-2027 está em construção na Sesau e conta com a participação de todas as áreas da pasta, além de ter a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), do Hospital Universitário (HU).



Também integram a equipe de elaboração do plano, um grupo de representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), fruto da parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O gerente de Planejamento da Sesau, Bruno Pimentel, explicou que o PES 2024-2027 é um documento que reúne diretrizes, objetivos, metas e indicadores a serem alcançados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no período de quatro anos, sendo o principal instrumento de planejamento e gestão da política pública de saúde. “O plano é um instrumento de gestão que orienta quais são as ações do Governo do Estado para a gestão da saúde pública nos próximos quatro anos. Ele é sempre formulado no primeiro ano de gestão do governo e passa a vigorar a partir do segundo ano, se estendendo até o primeiro da gestão subsequente. Então, toda política de saúde, a análise das demandas que estão afetando a população, assim como as definições das estratégias para solucionar essas demandas, se integram neste instrumento”, disse.





Bruno Pimentel destacou, também, que o PES se baseia, dentre outras coisas, na Análise de Situação da Saúde, na Conferência Estadual de Saúde, na capacidade instalada da Rede de Atenção à Saúde, e no Programa de Governo. “Por isso, precisamos de todos os olhares dos órgãos integrantes para construir uma proposta que seja capaz de, a partir das necessidades da população, traçar as melhores estratégias para que o atendimento da saúde seja resolutivo e humanizado.



Nosso objetivo é também entender quais as principais demandas da população e onde está à referência de saúde para solucioná-las, sempre articulado com a RAS {Rede de Atenção à Saúde}”, destacou. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância de inovar no acesso à saúde em Alagoas, encontrando soluções para os problemas existentes, saindo da esfera das discussões. “Desde o início da gestão estamos empreendendo esforços para que todos os recursos da saúde se transformem em ações voltadas para o melhor benefício da população e, por isso, a elaboração do PES-2024-2027 é essencial”, destacou o gestor da saúde estadual.