30/08/2023 17:49 | Saúde

Sesau promove na terça-feira Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal

Evento será no auditório do Centro Universitário de Maceió, antiga Unit, em Cruz das Almas

Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal servirá para avaliar as ações referentes a área no primeiro semestre e traçar as diretrizes para os próximos meses

Carla Cleto / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza na próxima terça-feira (5), o Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal. O evento está marcado para  9h e deve ser encerrado às 17h, no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), antiga Unit, no bairro Cruz das Almas em Maceió.

A iniciativa faz parte do calendário anual da Sesau e é voltada para os coordenadores e gestores que atuam na área de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência em saúde bucal é assegurada na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“O Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal é um momento de avaliação das ações realizadas no primeiro semestre deste ano, além de apresentações de experiências exitosas e trocas de experiências entre os profissionais”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota.

No evento, além das apresentações de trabalhos e experiências profissionais, serão realizadas palestras de representantes do Ministério de Saúde (MS). A coordenadora-geral do Programa Nacional de Saúde Bucal, Doralice Severo Cruz, e o assessor técnico do MS e apoiador do órgão para Alagoas, Renato Ishigame, irão falar sobre as Perspectivas, Desafios e Prioridades da Política Nacional de Saúde Bucal e acerca dos Serviços de Especialidades em Saúde Bucal.

Já a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota, irá apresentar as Estratégias da Coordenação Estadual de Saúde Bucal para a Consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal. Por fim, o apoiador técnico do Programa Estadual de Saúde Bucal, Clairton Soares, irá apresentar os Indicadores de Saúde Bucal em Alagoas

“Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para a atuação profissional de todos os profissionais de saúde bucal do SUS em Alagoas, pois serão expostas as perspectivas e desafios que a área de saúde bucal enfrenta. Nosso objetivo com este evento, é buscar a melhoria dos serviços e ampliar a qualidade de vida de todos os alagoanos”, destacou Maria de Lourdes Mota.