26/01/2024 15:33 | Saúde

Sesau promove I Fórum Perinatal a Rede Cegonha de Alagoas de 2024

Encontro reuniu gestores e profissionais das maternidades estaduais para discutir temas ligados ao atendimento materno e infantil


Fórum discute temas ligados à assistência materno infantil em Alagoas

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Criado para discutir o atendimento materno e infantil em Alagoas, a Rede Cegonha do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (26), o primeiro Fórum Perinatal de 2024. O encontro, destinado aos profissionais e gestores de saúde envolvidos com o cuidado materno e infantil, aconteceu no auditório Aqualtune no Palácio República dos Palmares, no bairro do Centro, em  Maceió. 

 

Durante o Fórum, os participantes discutiram e analisaram o planejamento das ações da área materno infantil. De acordo com a supervisora do setor de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Caroline Leite, o fórum funciona como um espaço educativo e de apresentações de iniciativas exitosas da área. “É um espaço importante para troca de experiências, aprendizado e definições de ações para melhorar o atendimento materno e infantil em Alagoas”, destacou.

 

Caroline Leite explica que nesta edição foram abordados temas ligados à liderança das equipes. “A liderança é um tema importante, pois é a chave para eficiência e motivação dos profissionais que atuam no atendimento”, explicou Caroline.

 

A supervisora ressaltou que nos próximos encontros serão abordados temas como caderneta da criança, saúde do indígena, mortalidade materna, entre outros. “O fórum sempre atua com o foco na assistência, buscando sempre levantar questões e discutir os desafios para a evolução da assistência das mães e crianças em Alagoas”, reforçou.

 

Para o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o atendimento materno infantil segue sendo uma prioridade da gestão estadual. “Cuidar das nossas mães e crianças é uma missão abraçada com seriedade por todos os que fazem a gestão estadual de saúde e conta com investimentos e ações sempre com a qualidade técnica e humanização da assistência como norteadores de nosso trabalho”, destacou o gestor.