17/01/2023 18:32 | Saúde

SAÚDE DO IDOSO

Sesau promove capacitação sobre envelhecimento saudável em todo o Estado

Projeto pretende qualificar a assistência ofertada às pessoas idosas na Atenção Primária à Saúde

Treinamento sobre a saúde da pessoa idosa teve início prossegue ate sexta-feira (20)

Olival Santos / Ascom Sesau

Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está levando para todo o Estado uma capacitação sobre o envelhecimento da população, com o objetivo de qualificar a assistência prestada a esse público, no âmbito da Atenção Primária, que é promovida pelos municípios, por meio do Programa Saúde da Família (PSF). A ação teve início nesta terça-feira (17) e segue até a próxima sexta-feira (20), no Hotel Marinas, no bairro de Jatiúca, em Maceió.

A capacitação acontece em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de São Paulo, por meio do Projeto Dgero Brasil, criado em 2006, pelo Departamento de Gerontologia da instituição. Nos últimos 17 anos, a iniciativa, que culminou com a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, tem demonstrado ser uma importante ferramenta de identificação de situações de riscos potenciais para a saúde das pessoas com 60 anos ou mais.

A assistente social Elisabeth Toledo, coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, destacou a importância da parceria com o Ministério da Saúde e o Projeto Dgero Brasil. “A capacitação, realizada em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade São Carlos, vai atingir os 102 municípios alagoanos, treinando os secretários municipais de Saúde, técnicos e coordenadores dos Programas de Saúde da Pessoa Idosa, para que possam implementar estratégias que assegurem a atenção específica à população idosa”, destacou Elisabeth Toledo, informando que até esta quarta-feira (18), a capacitação é voltada para os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde. Na quinta (19) e sexta-feira (20), serão contempladas as 46 cidades da II Macrorregião de Saúde.

O projeto conta com profissionais gerontólogos, responsáveis por compreender e estudar os processos relacionados ao envelhecimento, questões físicas, sociais e emocionais que surgem para essa população. Por isso, ainda segundo Elisabeth Toledo, o público-alvo da capacitação são os gestores estaduais e municipais da Atenção Primária à Saúde (APS) e técnicos de referência que atuam na área.

“O Projeto Dgero Brasil tem como objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas, por meio de capacitação como essa que estamos fazendo aqui em Alagoas. Nós já passamos por sete estados e já capacitamos mais de mil profissionais da Atenção Primária em Saúde. Esperamos que os serviços ofertados às pessoas idosas ganhem em capacidade de atendimento e em condição de atendê-las com mais efetividade, por meio da sensibilização desses gestores que aqui estão”, afirmou o gerontólogo e consultor do Programa Dgero Brasil para a Região Nordeste, Luiz Eduardo.

De acordo com idealizadores do Projeto Dgero Brasil, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é uma importante estratégia para contribuir com o empoderamento das pessoas idosas, na medida em que elas passam a ter informações e registros atualizados sobre sua situação de saúde. Por meio dela, os idosos registram os medicamentos que fazem uso, as doenças a que são acometidos e os tratamentos realizados. Além disso, o documento contribui para o autocuidado, atuando como um instrumento de gestão individual para a pessoa idosa, bem como para as equipes de Atenção Primária e os gestores da saúde municipais.