17/04/2024 15:58 | Saúde

Sesau promove ação educativa para prevenção da dengue em Colônia Leopoldina

Mobilização contou com equipes distribuindo material informativo para os moradores do município


Além de material educativo, foram afixados cartazes em pontos estratégicos do município

Marco Antônio / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Com o objetivo de mobilizar a população e intensificar as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da a Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (17), uma ação de conscientização de combate à dengue em Colônia Leopoldina. A mobilização contou com equipes volantes distribuindo material educativo em vários pontos do município, situado na Zona da Mata de Alagoas, distante 115 km de Maceió.

 

 

Durante a ação, os agentes de combate à dengue explicaram que é necessário dedicar apenas dez minutos por semana para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. As medidas preventivas devem ser adotadas nas  residências, uma vez que 70% dos criadouros do mosquito estão situados dentro das casas, conforme apontam estudos epidemiológicos.

 

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, fez um chamamento à população para que possa adotar as medidas preventivas. "É necessário colocar areia nos vasos de plantas, manter fechadas as caixas d’água, realizar a limpeza das calhas, guardar os pneus e garrafas em locais cobertos, eliminar a água das garrafas, potes e vasos e não acumular entulhos e sucatas", enumerou o gestor da saúde estadual.

 


 

Transmissão da Dengue

 

 

A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta, que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Também pode ocorrer perda de apetite, náuseas e vômitos, além de manchas que atingem o rosto, tronco, braços e pernas.

 



Moradora da cidade de Colônia Leopoldina, a empresária Midiana Bezerra enfatizou a importância da realização de ações educativas no município. “É muito importante essas ações de combate ao mosquito da dengue para que as pessoas se conscientizem e façam as limpezas dos seus lares, evitando água parada nas calhas, vasos de plantas”, disse.

 



Já o motorista Fernando Jorge relembrou o período que foi diagnosticado com dengue. E reforçou que é dever de todos realizar medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Fiquei duas semanas sem trabalhar e precisei ir até o hospital para tomar soro e vitaminas para me recuperar. Aqui na cidade está tendo muitos casos, trabalho no hospital e escuto falar. Por isso, acho fundamental essa ação de hoje”, destacou.