21/11/2023 17:52 | Saúde

Sesau orienta população sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões

Medidas simples podem reduzir riscos, principalmente para crianças e idosos

A captura do escorpião ou até mesmo sua foto ajudam na identificação do animal e na adoção do tratamento apropriado

Carla Cleto / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace e Josenildo Törres / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões. As medidas são simples e podem ser adotadas por todos, mas são especialmente importantes para crianças e idosos, que são mais vulneráveis a essas ocorrências.

Os escorpiões são animais que preferem ambientes escuros e úmidos, como quintais, jardins, ralos e caixas de esgoto. Por isso, é importante manter esses locais limpos e livres de entulhos, folhas secas e lixo. Também é importante vedar ralos e caixas de esgoto e colocar soleiras nas portas.

Além disso, é importante vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los e manter berços e camas afastados das paredes. Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, preferencialmente botas, conforme orienta a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), enfermeira Waldinéia Maria da Silva.

As medidas de prevenção se baseiam no fato de que, com o aumento da temperatura neste período do ano, historicamente aumentam os acidentes com escorpiões, uma vez que o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais.

“Adotando estes cuidados, as chances de sofrer um acidente com escorpião reduzem drasticamente, principalmente no tocante aos grupos considerados mais vulneráveis, como trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem um período maior dentro de casa ou em quintais, onde os escorpiões podem estar alojados”, ressaltou Waldinéia Maria da Silva.

Epidemiologia

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), vinculados ao Ministério da Saúde (MS), apontam que no ano passado foram notificados 11.660 acidentes com escorpiões e um óbito. Este ano, de janeiro a outubro, foram 9.709 ocorrências e não houve o registro de óbitos.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a população deve seguir as orientações de segurança e manter sua rotina normalmente. “Apesar de oferecerem graves riscos à saúde, os acidentes com escorpiões raramente evoluem para óbitos. Mas é preciso que a população se mantenha vigilante, principalmente com as crianças e idosos, que são mais suscetíveis a terem complicações devido a problemas de baixa imunidade e doenças pré-existentes”, alertou o secretário.

Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), considerado pouco perigoso em relação a outras espécies, mas que também causa preocupação, principalmente se envolver crianças e idosos.

O que fazer em caso de acidentes

A primeira providência a ser tomada em caso de acidente é procurar uma unidade de saúde de referência mais próxima. “Caso seja possível, é importante capturar o escorpião e levá-lo até o posto de saúde para que ele seja identificado e o profissional de saúde possa adotar o tipo de tratamento correto”, destacou Waldinéia Maria da Silva, ao salientar que uma foto do animal já ajuda na sua identificação.

Ela enfatiza que a grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, pelos em pé e sudorese, cujo tratamento é sintomático.

“Crianças menores de sete anos de idade apresentam maior risco de terem sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado. Mas não é em todo caso que o soro é indicado e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação e encaminhar o paciente para tomar o soro antiescorpiônico”, finalizou Waldinéia Maria da Silva.

Confirma os Locais onde é disponibilizado o soro antiescorpiônico em Alagoas:

Maceió

Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves

Maragogi

UPA Maragogi

Para mais informações, clique aqui