15/03/2024 17:29 | Saúde

Sesau mostra programas de referência em Alagoas à comitiva da Saúde do Rio Grande do Norte

Membros da saúde do RN foram até os Hospitais Metropolitano de Alagoas e do Coração Alagoano conhecer os Programas AVC Dá Sinais e Bate Coração


Comitiva da saúde de RN veio a Alagoas em busca de um intercâmbio das práticas de saúde exitosas

Marco Antônio - Ascom Sesau


Suely Melo - Ascom Sesau

A comitiva do Governo do Estado do Rio Grande do Norte continua fazendo um intercâmbio das práticas de saúde exitosas implementadas em Alagoas. Nesta sexta-feira (15), representantes do governo potiguar estiveram no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e no Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, onde conheceram dois dos programas referência na saúde pública alagoana: o AVC Dá Sinais e o Bate Coração.

O coordenador do Programa AVC Dá Sinais, neurologista Matheus pires, percorreu os corredores do HMA junto com a comitiva do RN para explicar como a Linha de Cuidados para o AVC funciona em Alagoas, com o objetivo de diminuir as sequelas dos pacientes que sofrem com a doença, que é a que mais mata e causa incapacidade no Brasil.

“O AVC Dá Sinais é um programa do Governo do Estado e tem o objetivo de integrar todas as UPAs de Alagoas com os hospitais de referência. Atualmente nós temos 25 unidades pré -hospitalares que são as UPAs e seis hospitais de referência, onde mais de quatro mil pacientes foram atendidos com o tratamento específico, sendo mais de 300 na modalidade de trombólise e mais de 130 na modalidade de trombectomia. O programa é destaque porque foi o primeiro no Brasil que integrou toda uma rede estadual e hoje é referência para outros estados do nosso país, que estão utilizando o nosso modelo e adequando à realidade deles”, relatou Matheus Pires.

Sobre a troca de experiências entre Estados, o médico neurologista aponta que é de suma importância para que a população de todo o Brasil tenha acesso a programas exitosos, que têm o objetivo de salvar vidas. “Hoje nós recebemos uma comitiva do Rio Grande do Norte, que veio conhecer, dentre outros projetos do Estado de Alagoas, a Linha de Cuidados do AVC, que é nosso Programa AVC Dá Sinais. Eles gostaram muito e estão querendo entender um pouco do que a gente faz para poder realizar dentro do seu Estado. Na semana passada fui à Bahia para apresentar esse programa ao secretário de saúde de lá e ele também ficou empolgado com a ideia de fazer um programa semelhante”, disse Matheus Pires.

A coordenadora de Regulação de Leitos do Rio Grande do Norte, Samara Dantas, afirmou que está muito feliz com o que tem visto na saúde de Alagoas. “Tivemos o privilégio de receber no mês passado a comitiva do Estado de Alagoas e estamos hoje retribuindo a visita na busca de acompanhar e de conhecer a integração entre a assistência do Salva Mais, por meio do Corpo de Bombeiros e do Samu, bem como, as linhas de cuidado que o Estado tem implantado e já são referência nacional, com o Programa do AVC e o Bate Coração. O Rio Grande do Norte veio para conhecer de perto essa realidade, ver o que tem de melhor e levar essa experiência para o nosso Estado”, afirmou Samara.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, Otoni Veríssimo, também apresentou o Programa Bate Coração, que tem como objetivo reduzir o tempo-resposta e aperfeiçoar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). “O investimento em tecnologia tem sido uma marca da gestão estadual de saúde em Alagoas. O Governo do Estado, na figura do governador Paulo Dantas, tem como norte o investimento em tecnologia para assegurar o melhor atendimento à população”, disse.