06/12/2023 15:36 | Saúde

Sesau garante atendimento de saúde para turistas no Porto de Maceió

Equipe de enfermagem esteve de prontidão para prestar os primeiros socorros aos passageiros que desembarcaram de um transatlântico


Posto de atendimento montado pela Sesau no Porto de Maceió visa atender turistas que chegam a Maceió por meio de transatlânticos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade de Maceió recebe milhares de turistas todos os dias, seja por terra, água ou ar. E para garantir a segurança dos 5.431 visitantes que chegaram a Maceió nesta quarta-feira (6), por meio do Porto de Maceió, um posto de atendimento foi montado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para realizar os primeiros socorros àqueles que necessitarem de assistência.


O posto, que é montado a cada parada de um transatlântico, atende uma média de 40 pessoas por dia, segundo informou a coordenadora de Ações de Saúde da Sesau, Kécia Alcântara. “São atendimentos iniciais, no âmbito dos primeiros socorros, que asseguram estabilização do paciente, até que ele procure ou seja encaminhado até um serviço de saúde”, destacou.


Entre os passageiros do navio MSC Grandiosa atendidos pelo posto de atendimento da Sesau está o jovem paulista Djalma Fonseca. Ele procurou o serviço depois que sua filha, Ana Beatriz Fonseca, sofreu um pequeno acidente quando desembarcava.


“Minha filha sofreu uma queda e machucou um pouco o joelho. Fomos atendidos prontamente pela equipe da Sesau. Estou muito feliz com o cuidado e o profissionalismo que testemunhamos por parte de toda a equipe, assim que desembarcamos a esta linda cidade”, declarou Djalma Fonseca.


Para a enfermeira do posto de atendimento da Sesau, Roberta Malta, o trabalho com os turistas tem sido muito gratificante. “Maceió é uma cidade que recebe sempre muito bem os turistas e fico muito feliz em fazer parte de uma cadeia de cuidado, que gera cada vez mais elogios dos visitantes à nossa cidade”, ressaltou.


Já o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que cuidar de todos os visitantes é um compromisso firmado pelo Governo do Estado, por meio da equipe técnica da Sesau. “O cuidado com os alagoanos se estende aos seus visitantes e estamos sempre a postos, com equipes preparadas, para receber e assegurar o atendimento adequado àqueles que necessitarem”, destacou o gestor da pasta da saúde estadual.