07/11/2023 13:45 | Saúde

Sesau e Ministério da Saúde promovem Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca

Iniciativa ocorreu nesta terça-feira (7), no Centro Cesmac, em Maceió, e reuniu representantes dos 102 municípios alagoanos


Evento foi voltado para os coordenadores de saúde bucal dos 102 municípios

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

O câncer de boca é uma doença grave e possivelmente fatal quando não diagnosticada precocemente e tratada em tempo oportuno. Para assegurar assistência integral aos alagoanos acometidos pelo problema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) promoveram, nesta terça-feira (7), o Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca. O evento, que foi voltado para os coordenadores de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos, ocorreu no Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

 

Para a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal da Sesau, odontóloga Maria de Lourdes Mota, a iniciativa foi importante, pois ampliou o conhecimento dos profissionais que atuam nos municípios. Isso porque, os técnicos foram capacitados para identificar e encaminhar para tratamento na rede oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS) os pacientes acometidos pelo câncer de boca.

 

“O câncer de boca é uma doença que tem cura, especialmente se identificada de forma precoce, mas, precisa de uma rede apta para seu controle. A gestão estadual de saúde segue com seu compromisso em assegurar apoio técnico para todos os municípios alagoanos nesta área, com foco na garantia do acesso à saúde para a população”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal da Sesau.


PREVENÇÃO 

Entre as principais formas de prevenção do câncer de boca, destacadas por Maria de Lourdes Mota, estão evitar a exposição ao Sol sem proteção, não consumir bebidas alcoólicas, cigarros e demais produtos do tabaco. “Além dessas precauções, é importante que todos realizem visitas regulares ao seu dentista para tratar da saúde bucal e se submetam aos exames de rotina”, lembrou a coordenadora.