26/02/2024 13:30 | Saúde

Sesau discute medidas para enfrentamento da dengue com ministra da Saúde

Encontro online contou com a participação de representantes da AMA e da ALE

Encontro online com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, contou com a participação de gestores e técnicos da Sesau, além de representantes da Ama e ALE

Marco Antônio / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, acompanhado de superintendentes e assessores técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), participou de uma reunião online com a ministra de Saúde, Nísia Trindade, para discutir medidas de enfrentamento à dengue na região.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Saúde, destacou que a situação da dengue em Alagoas é considerada controlada e apresentou os dados epidemiológicos. “Registramos 627 casos suspeitos, como 543 descartados e 84 confirmados de janeiro até agora. São números considerados controlados”, esclareceu o gestor da Sesau.

Gustavo Pontes de Miranda salientou, ainda, que Alagoas está preparado para uma possível epidemia de dengue. “Com os números da dengue aumentando em todo o país, Alagoas está se adiantando e trabalhando em conjunto com as administrações municipais, além de estar realizando ações educativas e de combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, destacou.

Presente ao evento, o presidente da AMA, Hugo Wanderley, salientou a parceria entre o Estado e municípios como principal arma contra a epidemia. “Os municípios alagoanos e a gestão do governador Paulo Dantas estão comprometidos em assegurar o combate ao mosquito e garantir a segurança clínica de todos os alagoanos”, reforçou.

Participaram ainda do encontro, que ocorreu nesta segunda-feira (26), o prefeito de Cacimbinhas, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e o deputado estadual José Wanderley, que integra a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).