12/09/2023 15:40 | Saúde

Sesau conclui Ciclo de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade

Ações foram destinadas aos coordenadores de imunização, Atenção Primária e Vigilância dos 102 municípios alagoanos

Ciclo de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade visa aumentar as coberturas vacinais em Alagoas

Carla Cleto / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) concluiu, nesta terça-feira (12), o Ciclo de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. A ação percorreu as cidades de Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo e Delmiro Gouveia e foi destinada aos coordenadores municipais de Imunização, Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos.

Durante o evento, os participantes foram orientados sobre estratégias de microplanejamento para o resgate das altas coberturas vacinais no Estado, com estratégias de vacinação de rotina e, consequentemente, a erradicação, eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis. As oficinas foram executadas por técnicos da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças (SVCD), Gerência de Atenção Primária (GAP) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, explicou que as oficinas tiveram o propósito de organizar as ações de vacinação e o processo de trabalho das equipes de saúde, considerando as necessidades de cada município. “Esse momento foi importante porque, junto aos municípios, identificamos quais as melhores estratégias para que a vacinação possa ser mais efetiva e alcance altos índices de cobertura, evitando surtos, epidemias e pandemias”, destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as oficinas representaram uma estratégia da Sesau para atuar junto aos municípios, visando vacinar o maior número possível de alagoanos durante a Campanha de Multivacinação que irá ocorrer em breve em Alagoas.

"Os números do PNI apontam que nos últimos anos a cobertura vacinal reduziu em todo o Brasil e em Alagoas também, fruto de gestões negacionistas, de campanhas antivacinas e de fake-news. Mas estamos atuando com os gestores municipais e o Ministério da Saúde para mudar esta realidade", pontuou o gestor da saúde estadual.