27/02/2024 11:01 | Saúde

Sesau capacita técnicos da Clínica da Família do Benedito Bentes sobre combate ao tabagismo

Ação faz parte do processo de implementação de um Núcleo de Atenção ao Fumante na unidade


Capacitação para os técnicos da Clínica da Família do Benedito ocorreu na sede do Cerest Estadual, no bairro Poço, em Maceió

Carla Cleto - Ascom Sesau


Daniel Tavares - Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, na segunda-feira (26), uma capacitação sobre o combate ao tabagismo para profissionais da Clínica da Família do Benedito Bentes, em Maceió, em Maceió. A ação faz parte do processo de implementação de um Núcleo de Atenção ao Fumante na unidade, onde será possível realizar o tratamento de pessoas que desejam parar de fumar.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a assistente social Eunice Canuto, os técnicos da unidade receberam informações detalhadas sobre o que é necessário para as equipes iniciarem o atendimento dos pacientes. “A gerência da clínica nos procurou com o interesse de implantar um Núcleo de Atenção ao Fumante na unidade e iniciamos o processo para que isso se torne realidade. E a capacitação é uma das etapas para a implantação”, explicou.

Na capacitação, foi explicado aos técnicos o que é o programa e sobre como será o atendimento aos fumantes. Além disso, foi abordado sobre como fazer o trabalho de prevenção para que  jovens e adolescentes não se tornem fumantes. Um encontro entre as equipes da Clínica da Família do Benedito Bentes e do II Centro de Saúde de Maceió também deve ser agendado para uma troca de informações e experiências sobre o tema entre os profissionais.

Além disso, uma equipe multidisciplinar vai discutir as estratégias para convidar os fumantes da região próxima da Clínica da Família do Benedito Bentes para iniciarem o tratamento e o Programa Estadual de Controle do Tabagismo vai oferecer todo apoio durante esse período. Eunice Canuto também destacou a importância da ampliação dos Núcleos de Atenção ao Fumante para reduzir a quantidade de tabagistas em Alagoas.

“O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo mundo e mata mais de oito milhões de pessoas por ano no planeta. Só no Brasil, morrem 156 mil pessoas por câncer, doenças respiratórias e cardíacas, e a maioria delas tem relação com o uso do tabaco. Por isso é muito importante que o Estado possa desenvolver ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. Neste caso, ofertando tratamento adequado aos fumantes e também desenvolvendo ações de prevenção para jovens e adolescentes, para que evitem o primeiro trago”, pontuou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.

17 núcleos em AL - Vale citar que Alagoas conta com 17 Núcleos de Atenção ao Fumante mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo cinco em Maceió e 12 nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Igaci, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Olho D’Água Grande, Piranhas, Pão de Açúcar, Pilar, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. 

Essas unidades estão inscritas no Programa Nacional de Combate ao Tabagismo do Ministério da Saúde (MS) e recebem remédios e todo o suporte necessário. É importante citar que para ter acesso aos serviços disponibilizados pelos Núcleos de Atenção ao Fumante, é necessário que o usuário de tabaco se dirija à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de residência ou que seja feito um encaminhamento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, os Núcleos de Atenção ao Fumante são decisivos para salvar vidas de pessoas que estão presas ao vício do tabagismo. “Esse importante serviço ajuda vários alagoanos a abandonarem o cigarro, possibilitando uma nova vida para quem consegue se libertar dessa condição”, enfatizou o gestor da pasta.