26/07/2023 17:43 | Saúde

Sesau capacita profissionais das unidades de saúde sobre acolhimento e cuidado aos usuários em situação de rua

Treinamentos, que ocorrem até o mês de agosto deste ano, visam qualificar assistência em saúde a população sem teto

Carla Cleto e Olival Santos/ Sesau

Ruana Padilha/ Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está levando para todas as suas unidades uma capacitação sobre o acolhimento e cuidado aos usuários em situação de rua, com o objetivo de assegurar, assistência ainda mais humanizada, a esse público. A ação, é destinada a toda equipe multiprofissional dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas, ocorre até o próximo mês de agosto.

A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, explica que o treinamento é fundamental para que os profissionais de saúde estejam sensíveis para observar as especificidades da população em situação de rua durante o atendimento. Por ser um segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não possui residência, pode não dispor de documentos na hora em que procura assistência, por exemplo, mas deve ser assistido de forma igualitária.

“A capacitação visa melhorar ainda mais a humanização no atendimento desse público. É necessário esclarecer, para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais, UPAS e Ambulatórios, que a população em situação de rua deve receber um tratamento igual a qualquer outro usuário, observando as suas particularidades. É nossa responsabilidade aprender a lidar com está realidade, sempre observando a melhor forma de tratar os pacientes nesta situação”, ressaltou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, é necessário ter um olhar especial da saúde pública para a população em situação de rua.  “Em Alagoas mais de 94% da população depende, exclusivamente do SUS, onde estão incluídas as pessoas em situação de rua. Por isso, temos que qualificar, conscientizar e preparar nossas equipes multiprofissionais para atender com humanização e empatia essa parcela da sociedade", ressaltou o gestor da saúde estadual.

Cronograma de Capacitações:

31 de julho – Hospital Regional da Mata (HRM)

10 de agosto  – Hospital Regional da Mata (HRM)

14  e 15 de agosto – Hospital Regional do Norte (HRN)

22 e 23 de agosto – Hospital da Mulher (HM)

24 e 25 de agosto – Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS)

28 e 29 de agosto – UPA do Tabuleiro do Martins

30 de agosto – Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)