12/04/2023 19:01 | Saúde

Sesau atende 550 pessoas durante ação do programa Vida Nova nas Grotas

Serviços de saúde foram ofertados na Grota do Grutão, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió


Diversos serviços de saúde foram levados à Grota do Grutão, durante mais uma edição do Programa Vida Nova nas Grotas

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou 550 atendimentos durante mais uma edição do Programa Vida Nova Nas Grotas, nesta quarta-feira (12), na Grota do Grutão, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió. Promovida pelo Governo de Alagoas, a ação levou diversos serviços à população carente da localidade, que convive com um vazio assistencial na área da saúde pública. 


Ao todo, foram 49 consultas com clínico-geral, 41 com pediatra, 65 com ortopedista e 48 com ginecológica. Também foram registrados 114 testes rápidos de sífilis e HIV e 233 de glicemia, beneficiando moradores de todas as idades, de crianças a idosos.


Entre as beneficiadas está a moradora da Grota do Grutão, Maria de Lourdes, de 74 anos, que foi examinada pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que é especialista em ortopedia e traumatologia, e esteve atendendo durante a ação. 


“Já estava esperando por um bom tempo a consulta com um ortopedista e, graças a Deus, consegui. Gostei muito do atendimento do médico, foi muito atencioso e agora só seguir as recomendações que ele passou”, relatou Maria de Lourdes.


Já a dona de casa Júlia Fonseca, de 30 anos, levou a filha, Tárcila Laís, de dois meses, para consulta com o pediatra. Ela explicou que a pequena está com alergia e buscou atendimento para receber as orientações médicas necessárias. “Fiquei sabendo da ação e aproveitei para trazer minha filha para o atendimento com a pediatra, para que a examinasse e passasse algum exame para saber se realmente é apenas o calor que provoca a alergia. Fomos muito bem atendidas e recebi as recomendações necessárias”, explicou.


O morador do bairro Ouro Preto, Washington de Oliveira, de 44 anos, aproveitou as ações de saúde ofertadas pela Sesau e se consultou com o clínico-geral. “Essas ações são muito importantes para nós que precisamos tanto de atendimento. Eu vim de outro bairro para me consultar, após ficar sabendo da ação por vizinhos. O que vi aqui foi um atendimento de qualidade e tudo muito bem organizado”, ressaltou.


Ouvir a População

Atendendo durante o evento do Programa Vida Novas nas Grotas, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirmou ser imprescindível que o gestor da saúde esteja próximo à população, ouvindo suas necessidades para buscar melhorias.


“Estamos sempre dispostos a escutar todos alagoanos para, juntos, entendermos a real necessidade de cada localidade. Hoje fiz questão de atender durante a ação para, além de ajudar e cumprir com meu ofício, estar próximo dos moradores da Gruta do Grutão”, pontuou o gestor.


A secretária Executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, destacou a parceria da Sesau com o programa Vida Nova nas Grotas. “Os atendimentos descentralizados realizados nas grotas de Maceió, por meio do programa, garantem aos moradores uma saúde próxima, rápida e ágil. Dessa forma, conseguimos atender as pessoas que mais precisam. Essa parceria também nos permite avaliar as necessidades da população para que possamos sempre levar mais consultas especializadas”, destacou.