28/09/2023 19:02 | Saúde

Sesau apresenta nesta sexta o Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió

Iniciativa conta com um cronograma que prevê a assistência aos pacientes em um prazo de 180 dias

Carla Cleto/Ascom Sesau

Ascom Sesau

Para atender os 260 alagoanos que aguardam por assistência oncológica na capital, a Secretaria de Estado da Saúde vai apresentar o Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió. O evento ocorre nesta sexta-feira (29), às 15h, na Sala de Situação da Sesau, em Jaraguá. A iniciativa foca na realização de consultas e cirurgias na Rede Hospitalar do Estado. Já quanto às sessões de radioterapia e quimioterapia, os pacientes que necessitarem destes procedimentos serão atendidos pela Prefeitura de Maceió, que fará o encaminhamento para os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) já contratualizados.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió foi construído com o aval da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPE). Para isso, os técnicos da Sesau, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e os gestores da Rede Hospitalar do Estado vão trabalhar juntos.

“Com o agravamento da situação da assistência oncológica em Maceió, o governador Paulo Dantas determinou que a Sesau elaborasse um Plano Emergencial assegurando a assistência oncológica necessária às pessoas doentes. Com isso, nossa equipe técnica se debruçou desde o começo do mês nesta missão e, reunida com órgãos colegiados e outras esferas da administração pública, preparamos as diretrizes e cronograma a ser seguido", ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.

O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, ressaltou que o Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió trará um cronograma que prevê a assistência aos pacientes em um prazo de 180 dias. "Para assegurar que os 260 pacientes que estão na fila de espera passem por consultas e sejam submetidos aos procedimentos cirúrgicos, nossa Rede Hospitalar já foi acionada e ficará responsável pela realização dos procedimentos cirúrgicos que se façam necessários", observou.

PARCERIA
E na tarde desta quinta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde esteve pessoalmente na sede da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) para apresentar o Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió ao defensor-geral Carlos Eduardo Monteiro. O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, e o secretário executivo de Gestão Interna, Eder Correia participaram do encontro.

“Estivemos discutindo e resolvendo a oncologia no Estado de Alagoas. Nós vamos fazer um mutirão para zerarmos a fila de 260 pacientes. Vamos operar todos esses pacientes, vamos mobilizar tanto a rede Estadual, como a rede credenciada do SUS, isso será um esforço conjunto com a Defensoria. Também firmamos o compromisso, como o doutor Eduardo, de vermos e tomarmos conta de perto de toda essa demanda oncológica e vermos também a obrigação dos outros entes que estão envolvidos, como o município”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.

Carlos Eduardo Monteiro fez questão de agradecer a Sesau e ao secretário Gustavo Pontes de Miranda pela disponibilidade para a solução dos casos oncológicos em Alagoas. “Saio com a esperança renovada dessa reunião, com a certeza de que estamos mais perto de resolver um problema complexo de Alagoas que é a oncologia. Saio daqui com a convicção que dêmos um grande passo para a solução desse grave problema que é o tratamento dos pacientes oncológicos”, disse o defensor público-geral.