23/06/2023 16:15 | Saúde

Servidores do Ambulatório Noélia Lessa são treinados sobre Suporte Básico de Vida

Curso orientou sobre modo de agir corretamente diante vítima com parada cardiorrespiratória e obstrução de vias aéreas por corpo estranho


Capacitação teórica e prática foi focada no atendimento de urgência para casos de mal súbito

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Ambulatório Noélia Lessa, no bairro da Levada, promoveu nesta sexta-feira (23) a capacitação sobre Suporte Básico de Vida para os servidores. O curso, com abordagem teórico-prática, mostrou como agir corretamente diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória, como usar o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e evidenciou as manobras a serem realizadas diante de uma obstrução de vias aéreas por corpo estranho.

Membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade pré-hospitalar, a enfermeira Fábia Mota frisou que o Ambulatório Noélia Lessa realiza constantemente capacitações para os funcionários, visando melhorar o desempenho profissional e qualificar a assistência. Ela explicou que o Suporte Básico de Vida é fundamental porque proporciona que a equipe tenha acesso a conhecimentos adequados para salvar vidas.


“Em uma unidade de saúde é necessário estarmos sempre nos atualizando, por isso, o curso é destinado para todos da nossa equipe multiprofissional. Por meio de instruções conseguimos orientar como agir diante de uma vítima com parada cardiorrespiratória ou engasgo, possibilitando assim uma sobrevida para este paciente até a chegada do socorro adequado”, pontuou.

O treinamento teve como facilitador o enfermeiro Jeffesson Guimarães, que buscou mostrar, de forma prática e teórica, além de linguagem acessível, manobras simples que podem ser utilizadas por profissionais da saúde e o público leigo. “Por meio de dinâmicas e exercícios, podemos mostrar à equipe a importância de trazer agilidade no atendimento daquele paciente que teve um mal súbito, assegurando que ajam de forma mais rápida e consigam trazer esse paciente de volta”, ressaltou.


"A formação continuada é uma das metas de nossa gestão. Temos que valorizar o servidor que está na assistência e, investir em qualificação, é uma forma de valorizá-los pois estamos contribuindo para que sejam profissionais capacitados e prontos para assegurar atendimento de ponta", frisou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

A Unidade

O Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, localizado no bairro Levada, é referência para os moradores da parte baixa de Maceió. Oferecendo serviços de clínica médica, a unidade é referência na assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade.