14/12/2023 11:58 | Segurança

Seris vai realizar visitas aos reeducandos dos regimes semiaberto e aberto

Ação faz parte do programa Visita Solidária, em parceria com TJAL e SSP


Assinatura do programa “Visita Solidária” aconteceu na terça-feira

Ascom Seris


Ascom Seris

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) terá participação fundamental no programa “Visita Solidária”, assinado na terça-feira (12). A pasta será responsável por realizar as visitas aos custodiados dos regimes semiaberto e aberto.

 

O programa é uma parceria entre a Seris, o Tribunal de Justiça de Alagoas e Secretaria de Segurança Pública (SSP), e busca monitorar o cumprimento da pena de quem está no regime aberto, semiaberto ou com restrição de liberdade, e em prisão domiciliar, reduzindo, desta forma, a reincidência criminal.

 



Durante a execução do programa, a Seris disponibilizará uma equipe de monitoramento, formada por policiais penais, assistente social e psicólogo, para acompanhar as visitas.

 

A pasta também terá o compromisso de enviar mensalmente à SSP/AL a relação atualizada de apenados que se encontram cumprindo pena nos regimes semiaberto e aberto, além de ser responsável pelos registros e remessa, via Sistema Eletrônico de Execução Unificado, para a Vara de Execuções Penais, das Fichas de Visita Solidária recebidas da SSP/AL.

 



Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, a pasta vem trabalhando constantemente para garantir o cumprimento das penas. “Estamos trabalhando diariamente para garantir o cumprimento das penas de forma eficiente, evitando a reincidência criminal no estado”, afirmou.

 

O trabalho promovido pelo programa Visita Solidária contou com o apoio da Vara de Execuções Penais e da SSP. Atualmente, Alagoas conta com mais de 7.600 pessoas cumprindo pena nos regimes semiaberto e aberto.