21/11/2022 17:07 | Segurança

Seris promove reflexão com autores de violência doméstica para evitar reincidência

Grupo Despertar busca promover abordagens no enfrentamento a crimes no ambiente familiar

Regina Carvalho / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) promoveu mais um encontro do projeto Grupo Despertar, direcionado aos autores de violência doméstica e que tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre crimes que cometeram no ambiente familiar. O momento contou com a participação de policiais militares do projeto Juntos Por Elas, da Patrulha Maria da Penha, advogados e representantes da Central de Alternativas Penais (Ceapa).

“Buscamos, nos encontros do Grupo Despertar, romper com as amarras impostas por nossa sociedade patriarcal e machista que legitima as desigualdades de gênero, tentando minimizar esses danos e reduzir a violência contra a mulher”, disse Sônia Regina Melo, chefe da Ceapa.

A advogada Paula Maria Alves Soares tratou da Lei Maria da Penha para os homens que cumprem medida protetiva. “O projeto ajuda na conscientização sobre a importância e aplicabilidade da Lei Maria da Penha”, disse.

Os policiais militares do projeto Juntos por Elas, da Patrulha Maria da Penha, discutiram os ciclos de violência dentro de casa. Em uma conversa esclarecedora e humanizada, os militares também abordaram a Lei Maria da Penha.

Grupo Despertar

A meta do Grupo Despertar é promover abordagens no enfrentamento as expressões da violência doméstica e familiar contra a mulher. Os momentos buscam também despertar uma reflexão nos agressores sobre suas atitudes, sensibilizando-os para o possível rompimento do ciclo de violência e reincidência.